Pesquisar notícia
quinta,
23 set 2021
PUB
Sociedade

Vítor Falcão (1946 - 2019). Obrigado!

24/05/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Vítor Manuel Baeta Falcão, 73 anos,  natural de Alferrarede Velha, faleceu esta tarde no Hospital de Tomar, vítima de doença prolongada.

Conhecido em Alferrarede, como o “Vítor da Farmácia”, foi ao longo da vida farmacêutico na Farmácia Silva Tavares, em Alferrarede, e mais tarde dedicou-se às terapias alternativas, como massagista, em Chainça.

Um colaborador da Rádio Antena Livre desde os seus primórdios, tendo sido um dos elementos fundadores da Cooperativa que deu corpo a rádio, ainda antes do período da legalização das rádios piratas.

Entre programas de entrevistas, reportagens foi dos pioneiros a fazer relatos de futebol quando ainda era preciso esticar dezenas de metros de fios para ligar a um telefone perto dos campos de futebol. Dos muitos programas de autor que fez na RAL “Eis-me Aqui” foi um desses programas mais culturais.

Ao longo de anos foi um dos colunistas presentes nas páginas do mensário Jornal de Alferrarede, onde tinha uma página com o título: “Escrever no vento”.

Nos últimos anos, foi uma das vozes da Antena Desportiva. Aos domingos, a partir de um qualquer campo de futebol, lá se ouvia aquele comentário tão característico. Um golo era sempre um golo e era para ser festejado quer na hora, quer só entrasse em antena uns minutos mais tarde. Inesquecível!

O Clube Desportivo e Recreativo de Alferrarede «Os Dragões» foram a sua última grande dedicação. Integrou a Comissão do Relvado Sintético, integrava agora a Comissão Administrativa que gere o Clube e, a 12 de abril deste ano, cumpriu um sonho. Dotar o Clube da Toca do Dragão, sala que surgiu pela sua mão e que ostenta o seu próprio nome, numa merecida homenagem no dia da inauguração. Nesse dia, Vítor Falcão chorou.

Parte, mas fica para sempre na memória daqueles que, por sorte, tiveram o privilégio de se cruzar com ele.

O velório está a acontecer na Sala Vítor Falcão, nas instalações do Clube Desportivo e Recreativo de Alferrarede «Os Dragões». O corpo sairá amanhã, domingo, às 9 horas, para a capela da Igreja de Chainça onde decorrerá a missa pelas 10:20 horas. O funeral sairá depois para o Cemitério de Santa Catarina, em Abrantes.

Vítor Falcão emocionou-se com a homenagem que lhe foi feita pelos Dragões de Alferrarede, aqui ao lado de Luís Peixoto, o então presidente da Assembleia Geral do clube. 

Vítor Falcão, na foto junto de Luís Peixoto e Nuno Mateus, foi um dos obreiros da recuperação do património dos Dragões, facto que foi deixado para a história quando o seu nome foi atribuído à "Toca do Dragão"