Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Sociedade

Vila de Rei: Vilar do Ruivo inserido no Programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”

24/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A localidade de Vilar do Ruivo, na freguesia da Fundada, foi a primeira aldeia do Concelho de Vila de Rei a integrar o projeto “Aldeia Segura – Pessoas Seguras”, programa que pretende garantir uma maior proteção das aldeias e dos seus habitantes em caso de incêndio, resultante de um protocolo assinado entre a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias.

Numa cerimónia realizada na tarde da passada sexta-feira, 20 de julho, na sede da Liga Cultural Amigos do Vilar do Ruivo, e que contou com a presença do presidente do Município de Vila de Rei, Ricardo Aires, do comandante e 2º comandante operacionais do distrito de Castelo Branco da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Francisco Peraboa e Amândio Nunes, e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Fundada, S. João do Peso e Vila de Rei, foi formalmente oficializada a entrada da aldeia de Vilar do Ruivo neste programa.

O presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Ricardo Aires, salientou que “a inclusão da primeira aldeia do nosso Concelho no Programa ‘Aldeia Segura – Pessoas Seguras’ é um importante passo para uma melhor prevenção de incêndios florestais. Esta ação vem incentivar a participação da comunidade na prevenção e na tomada das melhores decisões para a salvaguarda de pessoas, bens e para a implementação de estratégias de proteção para estes aglomerados populacionais”.

Informa a Câmara Municipal de Vila de Rei que o programa “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” encontra-se a ser implementado em 189 municípios portugueses com freguesias em risco no âmbito da defesa da floresta contra incêndios (Vila de Rei é o terceiro Concelho do distrito de Castelo Branco a ser inserido no projeto) e tem como eixos estratégicos a gestão de combustível, o plano de evacuação da aldeia e a realização de campanhas de sensibilização sobre a temática dos incêndios.