Pesquisar notícia
quarta,
22 set 2021
PUB
Sociedade

Vila de Rei: Pedro Santana Lopes inaugurou Centro Geriátrico

12/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Pedro Santa Lopes, esteve presente em Vila de Rei, na quarta-feira, dia 10, para inaugurar o novo Centro Geriátrico.

Em declarações à Lusa, Irene Barata, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei, o novo Centro Geriátrico de Vila de Rei “tem capacidade de acolhimento imediato para 60 utentes, com previsão de alargamento para 120, e permitiu já a criação de 40 postos de trabalho diretos, sendo que contamos que sejam 80 trabalhadores até ao final deste ano”.

Destinada à prestação de cuidados de saúde para grandes dependentes, deficientes profundos e pessoas idosas em situação de risco ou dependência, e recebe utentes dos distritos de Castelo Branco, Santarém e Lisboa, entre outros.

Composto um conjunto total de três blocos, [lavandaria, área social, e quartos] o Centro Geriátrico Nossa Senhora da Conceição implicou um investimento global de 3 milhões de euros, dos quais 1,5 milhões “emprestados” pela SCML, que terá direito a uma reserva total de 20 vagas para os seus utentes, sendo a restante verba obtida com recurso a empréstimo bancário.

 A composição desta nova infraestrutura conta com uma área de receção/átrio, área de direção e serviços técnicos/administrativos, área de instalações para o pessoal, área de convívio e atividades, sala de refeições, área de alojamento (com 6 quartos individuais, 18 quartos duplos e 6 quartos triplos), área de cozinha e lavandaria, gabinete de enfermagem e médico, e área de serviços de apoio.

Uma obra, fruto da sinergia entre o Município, Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, é considerada uma mais-valia para o concelho permitindo a criação de emprego de forma direta e indireta.

A Autarquia de Vila de Rei assumiu “esta obra como sendo de extrema importância para o concelho, contribuindo assim para a sua criação através da cedência do terreno para a sua construção, a cedência de projeto de arquitetura e de especialidades e a criação dos respetivos acessos e aquisição de equipamentos”, refere a mesma nota.

A receção das entidades convidadas ocorreu no salão nobre do edifício dos Paços do concelho, onde o Presidente do Município, Ricardo Aires, agradeceu “todo o apoio do Dr. Pedro Santana Lopes, lê-se na nota de imprensa do Município.

Ao tomar a palavra, a Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Vila de Rei mostrou a sua “satisfação por ver, no dia em que a Misericórdia comemora o seu 436º aniversário, esta obra inaugurada.

“O Centro Geriátrico Nª Sra. da Esperança será uma infraestrutura de enorme valor para a comunidade Vilarregense, com a missão de melhorar e preservar a vida dos mais necessitados”, aludiu.

O Provedor Pedro Santana Lopes afirmou que “o novo Centro Geriátrico de Vila de Rei será certamente útil para as pessoas que mais precisam”.

Atualmente, no concelho de Vila de Rei estão a funcionar nove lares para prestação de cuidados permanentes a idosos, uma unidade de cuidados continuados e a Fundação João e Fernanda Garcia, que presta atividades de apoio social para pessoas com deficiência, o que resulta em cerca de 500 postos de trabalho diretos na prestação de cuidados de saúde.

Com um orçamento anual na ordem dos 8 milhões de euros, a SCMVR dá hoje trabalho a cerca de 270 pessoas, sendo atualmente a maior entidade empregadora do município.

C/Lusa

Crédito: CM de Vila de Rei