Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Sociedade

Vila de Rei: Município apoia pessoas que desejam voltar ao Concelho

18/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Vila de Rei aprovou, em reunião ordinária do Executivo Camarário realizada a 15 de junho, a proposta de renovação do Protocolo de Colaboração com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), que visa o alargamento de competências do Gabinete de Apoio ao Emigrante, que funcionará em conjugação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID).

Com este protocolo, o Município, que dispõe já de um espaço físico, a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, para conceber uma estrutura de apoio ao cidadão emigrante, possibilita a criação de ações que apoiem, incentivem e acompanhem os cidadãos que regressam com caráter definitivo ao país de origem, facilitando a sua reintegração social e profissional, pode ler-se na nota à imprensa.

Informa o Município na mesma nota, que este espaço permitirá que quem regressa possa obter um serviço de proximidade (sem necessidade de se deslocar à capital de Distrito, por exemplo) e disponibilidade, com um apoio pessoal em áreas onde surgem bastantes dúvidas como questões jurídicas ou de Segurança Social.

Ricardo Aires, presidente da Autarquia Vilarregense, afirma que “a assinatura deste protocolo vai criar as condições para que os nossos emigrantes espalhados pelo mundo possam dispor de um importante apoio caso desejem regressar a Vila de Rei. O Gabinete de Apoio ao Emigrante vai facilitar a sua reinserção no nosso Concelho, prestando apoio na vertente social, jurídica, económica, investimento, emprego, estudos, entre outras".