Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Cadastro simplificado

Vila de Rei: Finalmente chega o cadastro simplificado

28/11/2020 às 12:42
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: CM Vila de Rei

Vila de Rei é um dos municípios que vão passar a efetuar a representação geográfica georreferenciada dos prédios rústicos que se encontram no seu território, após a candidatura apresentada ao Programa Informação Cadastral Simplificada.

Refira-se que ao todo, são 138 os municípios (68 da região Norte e 70 da região Centro) que aderiram a este programa, num investimento total de 24 milhões de euros que será destinado a financiar despesas com pessoal, assistência técnica, consultoria, equipamentos informáticos, software especializado e outras despesas associadas às operações.
O Cadastro Simplificado, há muito pedido pelos autarcas de Vila de Rei, é uma medida essencial na defesa da floresta contra os incêndios (permitindo a identificação de todos os proprietários de terrenos rústicos e florestais) e permite uma maior valorização, gestão e ordenamento do território.
Depois de tanto tempo à espera desta decisão o presidente da Câmara de Vila de Rei, Ricardo Aires, mostra-se “bastante satisfeito por ver finalmente Vila de Rei integrada no programa de Cadastro Simplificado, após a incompreensível ausência da fase piloto que, em 2017, abrangeu dez municípios afetados pelos incêndios desse ano. O Cadastro Simplificado será um importante meio para reforçar a defesa da floresta contra incêndios, permitindo identificar os proprietários de terrenos florestais e, dessa forma, reforçar a limpeza e todos os devidos cuidados com a nossa floresta.”