Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sociedade

Vidas Cruzadas apresenta Centro de Recursos Pedagógicos

20/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No mês em que se assinala o 13º aniversário da Associação Vidas Cruzadas, esta Instituição decidiu promover um workshop para apresentar o seu Centro de Recursos Pedagógicos. Este novo projeto pretende rentabilizar o investimento que se faz em kits pedagógicos para trabalhar competências emocionais, sociais e pessoais com as crianças, e ainda para prevenir situações de perigo, nomeadamente o abuso sexual.

Ao longo dos anos, a Associação tem adquirido alguns instrumentos e decidiu agora formalizar este Centro de Recursos, de modo a poder ter uma estrutura mais organizada de aplicação destes instrumentos no território abrantino. A ideia é que numa primeira fase possa ser a equipa do Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) a aplicar estes jogos em contexto escolar, a pedido das escolas ou das Associações de Pais e, numa segunda fase, os profissionais das entidades da comunidade poderem requisitar estes instrumentos para utilização nas suas instituições com as crianças.

Ainda neste âmbito, a Associação convidou a psicóloga forense Rute Agulhas, para apresentar um destes kits de sua autoria.

“Direitos em Jogo”, é um kit pedagógico em que, de forma divertida e descontraída, crianças e adultos aprendem estratégias para promover os direitos das crianças. Os direitos das crianças nem sempre são assegurados, sendo que, muitas vezes, as próprias crianças, bem como os seus pais e cuidadores, os desconhecem. Frequentemente, identificam apenas os direitos relacionados com a satisfação das necessidades mais básicas das crianças.

Este será um dos kits disponíveis no Centro de Recursos Pedagógicos, apresentado no dia 18 de fevereiro na Escola Dr. Solano de Abreu em Abrantes, para um grupo de profissionais da área social.