Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Todo o país em muito elevado de exposição aos raios UV

16/08/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Todo o país apresenta hoje risco "muito elevado" de exposição à radiação ultravioleta (UV), avisa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando existir maior incidência nos distritos de Évora, Portalegre, Guarda e Bragança.

Nestes distritos, o nível de risco chega ao 10, o segundo mais grave numa escala que vai de 1 a 11, sendo este último considerado "risco extremo".

O resto do continente estão hoje com níveis entre o 8 e o 9.

Os arquipélagos dos Açores também estão em risco “muito elevado”, sobretudo na ilha da Madeira e na ilha Terceira, onde o nível alcança o 10.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para o dia de hoje, o IPMA prevê céu limpo, com vento por vezes forte e pequena descida da temperatura máxima no litoral oeste.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 37º em Évora e Beja, e os 23º no Porto e em Aveiro.

Nos Açores, a temperaturas vão rondar os 25º a 27º e na Madeira os 27º a 30º.

Lusa