Pesquisar notícia
terça,
23 abr 2024
PUB
Sociedade

TDT muda frequências na região: saiba o que fazer (C/ÁUDIO)

9/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Miguel Pombeiro e João Cadete Matos

A Televisão Digital Terrestre, TDT ou televisão gratuita que tem os quatro canais generalistas mais o canal Parlamento está a mudar os emissores. Assim ao longo dos próximos dois meses os emissores antigos vão desligar-se e quem tem a TDT vai ficar com a televisão a negro. Ou seja, em imagem. Não há qualquer avaria, tem apenas que se fazer novamente a sintonização automática do televisor ou da box descodificadora do sinal junto ao televisor.

João Cadete Matos, presidente da Autoridade Nacional de Comunicações, a ANACOM, explicou de forma muito simples o que se vai passar. É um processo simples e normal. Acaba um emissor e começa outro noutras frequências, pelo que haverá apenas necessidade de fazer nova sintonia dos canais gratuitos. 

 João Cadete Matos explica o que se vai passar

Neste processo, que implica um calendário certo de mudança de emissores, a ANACOM está atenta às fraudes que possam existir e que são, na maioria dos casos, duas. Uma das que já existem registos é que alguém pode aparecer a dizer que o televisor avariou e precisa de um novo ou de reparação o que não é verdade. O segundo caso das fraudes já detetadas é a de aparecem junto dos cidadãos oportunistas que podem dizer que a TV gratuita acabou e que têm de comprar pacotes de canais pagos. Em ambos os casos não correspondem à verdade e é fraude, pelo que se isso acontecer devem contactar imediatamente a ANACOM ou as autoridades. Aliás, João Cadete Matos diz que antes deste processo de migração da TDT foram aumentadas as coimas e acauteladas estas questões porque apesar de todas as ofertas no mercado, a televisão gratuita é uma garantia do estado português para os seus cidadãos.

 João Cadete Matos e as eventuais fraudes que podem acontecer nesta transição

O presidente da ACACOM esteve na sexta-feira da semana passada, dia 6 de março, em Tomar, na Comunidade Intermunicipal, numa reunião com os autarcas do Médio Tejo para explicar este processo que começa a 12 de março nesta zona do país. João Cadete Matos explicou ainda que quando a televisão ficar a negro, um cidadão que não consiga sintonizar as novas frequências poderão sempre contactar a ANACOM através do número grátis 800 102 002, porque a autoridade das comunicações tem técnicos para ajudar através de telefone. João Cadete Matos diz ainda que se as ajudas telefónicas não funcionarem, se for preciso há equipas credenciadas para deslocações às habitações e colocar a TDT a funcionar.

 João Cadete Matos diz que a ANACOM tem serviços de apoio técnico disponíveis 

E com a mudança da TDT em curso resta saber quando acontece a troca de emissores.

 João Cadete Matos revela o calendário das mudanças na região

Esta migração de frequências da televisão grátis está interligada ao processo técnico para que Portugal possa avançar em junho ou julho as redes 5G. Assim, com novos emissores, mais recentes, o presidente da ANACOM estima que haja melhoria na qualidade do serviço. Aliás, a concessão da rede de emissores está atribuída à Altice que garante esse aumento de qualidades., embora existam zonas “sombra” identificadas. Nesses casos o estado concede um subsídio para adquirir equipamento para poder receber o sinal via satélite.

 

 João Cadete Matos espera melhorias no sinal da TDT

O presidente da ANACOM reuniu com os autarcas do Médio Tejo para lhes passar esta informação para que tanto os serviços municipais, como das juntas de freguesia, centros de dia, bombeiros e autoridades policiais possam saber os passos a dar caso haja mais dificuldade da população mais idosa em acompanhar esta mudança.

A mensagem final é simples quando o seu televisor da TDT ficar a negro só terá de fazer nova sintonização para aceder novamente aos canais gratuitos.

O primeiro emissor a mudar é o do Trancão em Torres Novas, dia 12 de março. Mação muda a 25 e Vila de Rei a 26 de março. Abrantes muda a 2 de abril.