Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Sete distritos do interior em aviso amarelo por causa do calor

8/08/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Sete distritos do interior de Portugal continental foram colocados hoje sob aviso amarelo, até às 21:00 de domingo, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido às temperaturas elevadas previstas nas regiões.

Estão assim sob aviso amarelo até às 21:00 de domingo os distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança e Vila Real.

O IPMA prevê para hoje temperaturas máximas de 37 graus em Évora, 36 em Beja e Bragança, 35 em Castelo Branco, 34 em Vila Real e Portalegre e 31 na Guarda.

Devido às elevadas temperaturas e ao risco de incêndio, o Governo anunciou na sexta-feira o prolongamento até ao final de domingo da declaração de situação de alerta em todos os distritos de Portugal continental, mantendo alguns distritos em alerta vermelho (alerta da proteção civil, diferente dos avisos do IPMA) e outros em alerta laranja.

“A decisão foi de prolongar a declaração de situação de alerta a todo território nacional [continental] até ao final do dia de domingo”, explicou a secretária de Estado da Administração Interna, adiantando passarem a estado de alerta laranja (o segundo nível mais grave) os distritos de Viseu, Guarda e Castelo Branco, e os restantes distritos do continente em estado de alerta especial amarelo (terceiro nível).

Em situação de alerta é proibida a realização de queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e são proibidos o acesso, a circulação e a permanência em espaços florestais "previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios".

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos elétricos em espaços, exceto para alimentação de animais, execução de podas, regas, extração de cortiça e mel e colheitas de culturas agrícolas, desde que "sejam de caráter essencial e inadiável", em zonas de regadio, sem materiais inflamáveis e fora de floresta e mata.

Lusa