Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Sociedade

Self Camping venceu fase regional do programa Tourism Explorers

17/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Decorreu esta quinta-feira, dia 17 de outubro, a fase final regional do programa Tourism Explorers que teve como objetivo a apresentação e a escola de um projeto inovador na área do turismo. O vencedor vai agora representar o Tagus Valley - Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes na fase final nacional.

Apresentaram-se ao concurso quatro projetos que foram avaliados por um júri composto por João Santos, da Nersant, Eunice Lopes, do Instituto Politécnico de Tomar, e Carlos Almeida, da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo.

O projeto vencedor, Self Camping, é uma ideia de Cláudio Monteiro e Alexandra Figueiredo, ambos de Tomar, e que aposta numa plataforma online de gestão e marcação de locais para fazer campismo selvagem em Portugal, numa primeira fase, e depois noutros países da Europa.

Para já o projeto está numa fase muito inicial, os mentores procuram investidores para alavancar esta ideia e o programa Tourism Explorers pode criar condições para encontrarem esses parceiros de negócio, como explicou Cláudio Monteiro.

Quando estiver aplicado, e será sempre um projeto de âmbito nacional, a plataforma permitirá a um turista “marcar no mapa locais em que pretende acampar, de forma selvagem, e nunca mais de dois dias”. E a partir dessa plataforma pode gerir um passeio a é, de bicicleta ou de automóvel por onde quiser. Trata-se, segundo os proponentes, de um tipo de turista que existe muito nos Estados Unidos e Canadá e que, cada vez mais, aparece no nosso país.

Os criadores da ideia Self Camping ganharam seis meses de incubação da sua empresa no Parque de Ciência e Tecnologia de Abrantes e vão agora defender o projeto na fase final nacional do programa Tourism Explorers.

Os outros projetos a concurso eram o D.Game Experiences, promovidos por Susana Chambel e Maria Rufino; Pátios das Aldeias do Zêzere, promovido por Catarina Faria, Sónia Pedro e Luís Inácio; e Go Nature, desenvolvido por Sara Patrão e Rui Martins.

O Tourism Explorers é um programa nacional de ideação e aceleração, que tem como principal objetivo potenciar o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo em Portugal, através do apoio à criação de novas empresas com produtos e serviços inovadores focados no setor do turismo.

A fase nacional vai este ano acontecer a 24 de outubro, na Covilhã, onde ideia vencedora terá um prémio monetário de dez mil euros.

Notícias relacionadas: Tourism Explorers quer premiar novas ideias no turismo