Pesquisar notícia
quinta,
23 set 2021
PUB
Sociedade

Sardoal: Tarde de Acordeão fez as delícias dos espectadores

4/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Autarquia do Sardoal, continua a deliciar os seus munícipes com diversos espectáculos, desta vez, com “a tarde do acordeão”, que teve lugar no passado domingo, dia 3 de maio, no Centro Cultural Gil Vicente.

Com casa quase cheia e um elenco de luxo, do qual fizeram parte Victor Apolo, bicampeão nacional, o músico Tiago Inácio, o professor de música Bruno Gomes e a jovem promessa Daniel Serras, natural e residente neste concelho, mais propriamente em Alcaravela, o espetáculo decorreu com a normalidade e entusiasmo habituais.

Daniel Serras

Para o jovem acordeonista deste concelho, este instrumento, apesar de complexo, contrariamente ao que se possa pensar, dá para tocar qualquer tipo de música e, por tal facto, foi a sua escolha.

Relativamente à iniciativa deste espectáculo, refere ter sido o seu professor Bruno Gomes, conjuntamente com a Câmara Municipal que organizaram a tarde de acordeão juntando todos, “somos todos amigos, foi mais uma tarde para o concelho”.

Por sua vez, o bicampeão nacional, evidencia o facto de iniciativas deste tipo pela Câmara Municipal em promover a divulgação do acordeão, tentando desta forma dar uma imagem diferente da que lhe é atribuída apenas como instrumento musical de folclore, mas noutro contexto, mais como ligação entre a música tradicional portuguesa e a dita “world music”. Por seu lado, o professor Rodrigo, salientou o vasto programa musical e cultural que existe no Município.

Os espectadores aparentavam ar de quem gostou e Júlio Grácio, o “Júlio da Farmácia” diz ter gostado imenso do espectáculo, que o acordeão foi sempre o seu instrumento de eleição e que “aos catorze anos eu ia para a farmácia e punha os discos da Eugénia Lima para todos ouvirem”.

Leonel Rocha um dos últimos construtores de acordeões tipo artesanal, desde 1982 já construiu e vendeu muitos acordeões enquanto proprietário do “Atelier de Acordeon” em Ferreira do Zêzere. Quanto ao espectáculo, diz ter sido um espectáculo “digno e muito bom”.

Daniel Serras e Rodrigo Maurício

 

Sérgio Figueiredo

Estagiário ESTA

Fotos de Paulo Sousa

 

Notícia relacionada:

https://www.antenalivre.pt/noticias/sardoal-tarde-de-acordeao-junta-musicos-no-centro-cultural-gil-vicente/