Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Sardoal

Sardoal: Município promove Programa de Voluntariado para a Floresta

15/06/2021 às 10:32
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto de Arquivo

O Município de Sardoal encontra-se a promover Projetos de Voluntariado no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).

Desta forma, decorrerão no Concelho de Sardoal, entre 1 de julho e 27 de setembro de 2021, três Projetos: vigilância fixa, vigilância móvel em bicicleta e manutenção de espaços verdes.

Este Programa visa incentivar jovens voluntários a proteger a natureza e a floresta, através da sensibilização das populações, bem como da prevenção contra incêndios florestais e outras catástrofes ambientais.

Os Projetos de Voluntariado no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, são da responsabilidade do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e vão decorrer no concelho de Sardoal entre 1 de julho e 3 de setembro de 2021.

O vereador Pedro Rosa afirmou que este é um Programa “com muita procura por parte dos nossos jovens, que ocorre no período de verão, durante as interrupções letivas”.

O projeto que tem por nome «Por um Sardoal Verde IV, agir e executar», “é uma ação que diz respeito a limpeza e manutenção de espaços de lazer e vai decorrer de 1 de julho a 3 de setembro”. Para esta atividade estão previstos, no máximo, 12 jovens.

No projeto «Por um Sardoal Verde IV, sensibilizar e agir», trata-se de uma atividade de vigilância em bicicleta que vai decorrer de 1 de julho a 3 de setembro e que “se prevê que tenha nove jovens voluntários”.

Já o projeto denominado «Por um Sardoal Verde IV, prevenir e vigiar» terá como atividade “a vigilância fixa na nossa torre de vigia” e irá decorrer de 1 de julho a 27 de setembro e “para a qual se prevê um total de 16 jovens”.

Pedro Rosa explicou que “são, acima de tudo, atividades de vigilância, de sensibilização da nossa população e também de prevenção dos incêndios florestais”.

“Logo que os jovens sardoalenses estejam disponíveis para aceder a este apelo, o Município irá tomar as diligências que se seguem, por forma a acolher as candidaturas”, completou o vereador.

Assim sendo, para efetuar a sua inscrição, os jovens voluntários devem registar-se diretamente no site do IPDJ, “mesmo os que já executaram estes voluntariados no ano passado” e proceder à respetiva inscrição. A Câmara Municipal “irá fazer o acompanhamento, estamos a ver inscrições diariamente até para fazer a gestão dos dias diretamente com os jovens, para ver os dias que eles querem”. Isto porque “há a possibilidade de se poderem inscrever em todas estas atividades, em períodos desfasados, de forma a haver alguma continuidade”.

Se o número de jovens que decidirem participar neste Programa de Voluntariado for semelhante ao do ano anterior, “podemos ter aqui 37 jovens a fazer voluntariado durante o verão”.

As atividades a desenvolver destinam-se a jovens entre os 18 e os 30 anos e terão lugar por turnos, traduzindo-se numa bolsa de 12 euros por dia.

Mais informações junto dos Serviços de Ação Social do Município de Sardoal, Gabinete Técnico Florestal, Balcão Ponto JÁ (241 855 011) e no Portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas.