Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Sociedade

Sardoal: Incêndio do Brescovo em conclusão às 21:45h

10/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: João Marques

O incêndio começou cerca das 17 horas no concelho de Abrantes, próximo de Água das Casas (freguesia de Fontes) e eclodiu com uma violência muito grande para o lado do Brescovo, concelho de Sardoal. Os ventos direcionaram o fogo para aquela aldeia e em direção ao Codes, onde não chegou. Mesmo assim levou a que a Estrada Nacional 2, entre o Penedo Furado (Vila de Rei) e S. Domingos tenha sido cortada ao trânsito.

Como o fogo se desenvolveu em mais do que uma frente, às 18 horas não havia sinais de controlo das chamas e a Câmara de Vila de Rei evacuou a praia fluvial do Penedo Furado, mas apenas por precaução.

No local, no combate às chamas, estiveram mais de 200 bombeiros e a Proteção Civil mobilizou 11 meios aéreos para garantir uma força musculada por forma a evitar que o fogo ganhasse proporções demasiado grandes para apagar nas primeiras horas.

Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal, esteve a acompanhar as operações desde o início e, cerca das 21:45, confirmava à Antena Livre que as chamas tinham cedido à força que esteve no terreno e que podiam, aquela hora, dar o incêndio como “estando em fase de conclusão”.

Os bombeiros vão agora aproveitar o fresco da noite e madrugada para fazer todos os trabalhos de rescaldo e de consolidação do perímetro.