Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Sociedade

Sardoal: ArtOf - Espaço Partilhado para as Artes e Ofícios em desenvolvimento

12/04/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A constituição de uma Comissão para análise de candidaturas para o ArtOf - Espaço Partilhado para as Artes e Ofícios do Município de Sardoal, foi ontem aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo camarário.

Em entrevista à Antena Livre, Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, explicou que estiveram abertas as candidaturas a todos os artífices que queiram dinamizar dois ateliers, que fazem parte do ArtOf, com sede no antigo Lagar dos Paulinos. As áreas dos ateliers em causa são de 13,5m2 e 22m2 .

“O que nós fizemos hoje foi a constituição da comissão de avaliação dessas candidaturas, ou seja, o espaço físico já existe e tem neste momento dois ateliers ainda por ocupar. Tivemos o processo de candidaturas (…) e findo o processo, tem de haver a constituição de uma comissão de análise dessas candidaturas”, acrescentou o presidente.

Recorde-se que a constituição do ArtOf surgiu em Sardoal para “dinamizar, estimular e divulgar as artes e os ofícios do concelho, através da disponibilização aos utilizadores de um espaço para a criação, exposição e comercialização dos seus trabalhos, permitindo a utilização de ateliers, a utilização da oficina partilhada e dos seus equipamentos, o usufruto dos espaços expositivos, bem como a possibilidade de comercialização dos produtos no Cá da Terra”, lê-se na informação do Município.

Miguel Borges explicou que são os alunos do Curso Técnico Superior Profissional em Produção Artística para a Conservação e Restauro, em Sardoal, lecionado pelo Instituto Politécnico de Tomar, que têm dinamizado mais o ArtOf, mas outros interessados surgiram neste processo de candidatura, que findou em março passado. E, em breve, serão conhecidos os resultados das candidaturas.

Para a dinamização do Espaço ArtOf está prevista a recuperação do antigo lagar dos Paulinos. A obra está integrada no Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Sardoal.

O autarca referiu ainda que o projeto de obra está a sofrer algumas “adaptações e alterações” para que a Câmara proceda ao lançamento final da candidatura, “um financiamento já aprovado de cerca de 300 mil euros”.

Reunião de Câmara de Sardoal desta quarta-feira 

 

Sérgio Figueiredo, Estagiário ESTA