Pesquisar notícia
sexta,
17 set 2021
PUB
Sociedade

Rossio Con Vida celebra 179º aniversário da freguesia com conferência “Rossio ao Sul do Tejo – Passado, Presente e Futuro”

11/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Associação Rossio Con Vida realiza no próximo dia 18 de Maio, às 17:30 horas, na sala do Parque Tejo (Aquapolis Sul), uma conferência intitulada “Rossio ao Sul do Tejo – Passado, Presente e Futuro”. Serão oradores neste evento, os professores Joaquim Candeias Silva, José Alves Jana e José Martinho Gaspar.

A conferência é dedicada ao 179º aniversário da criação da Freguesia do Rossio ao Sul do Tejo (extinta em 2013, com a agregação à Freguesia de S. Miguel do Rio Torto). “Embora pertença hoje a uma União de Freguesias, o Rossio ao Sul do Tejo mantém intacta a sua identidade histórica, cultural e social, bem como os seus símbolos, conforme o estabelecido nos artigos 3º e 9º da Lei 22/2012, de 30 de maio”, faz saber a Associação.

A conferência do dia 18 de maio inicia-se com a projeção de fotografias antigas do Rossio ao Sul do Tejo, “algumas delas pouco conhecidas”. Seguir-se-á a intervenção dos três oradores convidados, “personalidades bem conhecidas do meio intelectual e académico de Abrantes, designadamente no domínio da História Local, os quais refletirão sobre o passado do Rossio e o que com ele se pode aprender para melhor compreender o presente e preparar o futuro”.

O Rossio ao Sul do Tejo, compreendendo os lugares de Aldeia, Baeta, Cabrito, Ónia, Rossio ao Sul do Tejo e Santo António, foi elevado a Freguesia por carta de lei de 18 de maio de 1839, sendo desanexado da de São João Batista de Abrantes. Teve outras designações, nomeadamente Banda d'Além, Porto do Tejo, Rossio das Barcas, Rossio do Tejo e Rossio de Abrantes, fazendo jus à sua qualidade de principal porto fluvial da região.

“A Associação Rossio Con Vida conta com o interesse e disponibilidade da comunidade rossiense, bem como de todas as pessoas interessadas, para assistir a este evento de grande interesse histórico e cultural”, informa a Rossio Con Vida.

A entrada é livre.