Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Sociedade

Rede de transportes públicos no Médio Tejo alargada a partir de segunda-feira

17/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Desde o dia 27 de abril que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e os 13 municípios que a integram colocaram no terreno um sistema de transportes públicos em colaboração com as três operadoras da Região: Rodoviária do Tejo, do Liz e da Beira interior. Trata-se de uma solução de recurso em tempos de pandemia para evitar o vazio que se sentia nos transportes dentro da comunidade. Na altura foi anunciado que as 33 carreiras iriam operar, gratuitamente, até 30 de junho.

Agora, a CIMT avança, em comunicado, que vai proceder ao alargamento deste sistema, a partir de amanhã, ou seja, quando recomeçam as aulas para os 11.º e 12.º anos de escolaridade. O serviço, até 30 de junho, continua a ser gratuito.

A CIMT revela ser importante o reforço do acesso ao transporte público, com as devidas condições de vai haver um reforço das carreiras já existentes com novas ligações em transporte público que, para além de servirem também a população em geral, pretendem assegurar as necessidades de transporte para os alunos do ensino secundário.

Este alargamento, divulga a CIMT em comunicado, teve em conta o levantamento de necessidades de transporte dos alunos, efetuado junto dos municípios e dos agrupamentos de escolas para o ensino presencial. Neste levantamento participaram também as operadoras.

Recorda a CIMT que se “deverá manter o cumprimento das orientações de saúde pública, nomeadamente a entrada e saída dos passageiros pelas portas traseiras dos autocarros. É ainda obrigatória a utilização de máscaras durante a viagem de modo a minimizar os riscos de transmissão do vírus”.

Ainda nesta reabertura do ano letivo a CIMT informa que “serão ainda definidas circulações específicas de transporte a pedido para as escolas, mediante as necessidades existentes. Nestes serviços específicos do transporte a pedido, está também garantida a gratuitidade dos mesmos”.

Por outro lado, os serviços de transporte, nos concelhos de Ferreira do Zêzere e Vila de Rei serão assegurados através de meios próprios dos respetivos Municípios. No concelho de Sertã o Município assegurará, adicionalmente, os serviços de transporte através da ativação de serviços escolares especializados.

Os percursos e horários das carreiras poderão ser consultados no portal da CIMT, em mediotejo.pt