Pesquisar notícia
sexta,
24 set 2021
PUB
Sociedade

Proença-a-Nova investe 356 mil euros no apoio à população idosa do concelho

9/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O apoio à população idosa e a promoção do envelhecimento ativo em Proença-a-Nova têm uma dotação de 356 mil euros para os próximos três anos, anunciou hoje o município local.

Nos próximos três anos, o Contrato Local de Desenvolvimento Social 4G (CLDS 4G) de Proença-a-Nova, "Projeto Enraizar", que tem uma dotação orçamental de 356 mil euros, irá desenvolver um conjunto alargado de iniciativas destinadas à promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa do concelho.

"Este é um projeto que se tem mostrado de grande importância e que permite que os seniores tenham, através das diversas atividades, capacidade de continuarem ativamente a contribuir para o coletivo, tanto mais que são eles que detêm, pelas experiências que viveram ao longo das suas vidas, conhecimento que pode e deve ser valorizado", explica, em comunicado, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo.

Este programa tem como principais objetivos a realização de ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas, ações de combate à solidão e ao isolamento, e ainda o desenvolvimento de projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas.

É financiado no âmbito da Tipologia de Operações 3.10 do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

O "Projeto Enraizar", cujo início formal decorreu a 01 de março, tem já planeados para os próximos três anos um conjunto de iniciativas, nomeadamente a realização de ‘workshops' nas áreas da saúde, poupança e consumo, recolha fotográfica e autobiográfica de "Memórias que Perduram", ateliês de cozinha, informática, artes manuais e de estimulação cognitiva.

Estão ainda previstas atividades de voluntariado com a população idosa e a promoção do envelhecimento ativo através da ginástica sénior ou da parceria com a Universidade Sénior de Proença-a-Nova.

(LUSA)