Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Sociedade

Presidente do Banco Alimentar contra a Fome em palestra online sobre “O impacto da Pandemia nas Respostas Sociais”

20/10/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Isabel Jonet é o rosto e a alma do Banco Alimentar contra a Fome. Faz voluntariado desde os 12 anos e foi esta dedicação aos outros que acabou por determinar a sua principal atividade ao longo das últimas três décadas: organizar campanhas de alimentos para distribuir por quem mais precisa. Defende uma justiça social com base em valores e é isso que coloca em prática, todos os dias. Como o faz, sobretudo numa altura em que as necessidades das famílias são crescentes, é o que vai explicar, no próximo dia 27 de outubro, pelas 21h30, numa palestra online organizada pelo Rotary Clube de Abrantes (RCA), intitulada “O impacto da Pandemia nas Respostas Sociais”.

A dedicação de Isabel Jonet ao Banco Alimentar contra a Fome começou quando se ofereceu para ser voluntária, duas tardes por semana, nessa instituição que, à data, só existia em Lisboa. Rapidamente percebeu o potencial da ideia e o que entretanto fez foi melhorar todo o processo de gestão e de distribuição. Contribuiu para o alargamento do âmbito de ação do Banco Alimentar, não só geográfico, mas também em termos de instituições abrangidas. Neste momento são já 21 Bancos Alimentares espalhados pelo Continente e Ilhas.

A ação de Isabel Jonet, que entretanto assumiu a presidência do Banco Alimentar contra a Fome, foi baseada num dos princípios que tem defendido ao longo da sua vida: lutar contra o desperdício. Neste caso, de comida. Mas também luta contra o desperdício de recursos e de bens e, ainda, contra o desperdício de tempo, de amor e de pessoas.

A próxima convidada do RCA está agora preocupada com os efeitos da pandemia nas famílias mais desfavorecidas. A presidente do Banco Alimentar tem dado conta dos problemas acrescidos, causados não só pelo agravamento das dificuldades económicas das famílias, mas também pela diminuição de voluntários. Uma vez que não tem sido possível ter voluntários a recolher bens nos supermercados, surgiu uma estratégia em moldes diferentes: em vez de pedir alimentos às pessoas, a campanha ‘Ajude a Preencher este Vazio’ pede donativos. Neste período surgiu também a ‘Rede de Emergência Alimentar: a Ajuda não pode parar’.

Isabel Jonet abordará todos estes temas na próxima palestra do RCA, via zoom, no serão da próxima terça-feira, diz 27 de outubro. Esta sessão é aberta a todos os interessados. Para assistir, participar e até colocar perguntas, basta enviar um email para palestrasrcabrantes@gmail.com manifestando essa intenção.