Pesquisar notícia
sexta,
17 set 2021
PUB
Sociedade

Praia do Ribatejo: Espaço de Cidadão abre portas para servir quem precisa

27/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

António Ribeiro, presidente da Assembleia Municipal, Benjamim Reis, presidente da JF da Praia do Ribatejo e Fernando Freire

O edifício da Junta de Freguesia da Praia do Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, tem agora um “Espaço Cidadão”, que abriu portas oficialmente na segunda-feira, dia 25 de junho.

Este é o segundo espaço do género no concelho, que detém uma Loja do Cidadão desde 2009, a primeira do distrito de Santarém.

Em declarações à Antena Livre, Fernando Freire, presidente da Câmara, lembrou que o concelho foi o precursor com a instalação da Loja do Cidadão na sede de concelho, em 2009 e que agora no meio mais rural é inaugurado um Espaço de Cidadão.

“Entendemos que entre Atalia, Moita do Norte e Barquinha, zona urbana, os munícipes são servidos pela Loja do Cidadão, na sede de concelho. Já na parte mais rural, na parte mais afastada do nosso território, em concreto na Praia do Ribatejo, havia oportunidade de nos candidatarmos a um Espaço de Cidadão. E foi isso que fizemos em parceria com a Junta de Freguesia”, explicou o autarca, salientando que “é muito importante que nas zonas periféricas, os munícipes tenham as suas necessidades básicas resolvidas, nomeadamente o acesso à informação e outros serviços”.

Momento inaugural

Fernando Freire lembrou que “nas populações mais idosas, como é natural, não há ainda apetência pelas novas tecnologias. Contudo, a partir de agora é possível com dois trabalhadores, um da Junta de Freguesia e outro do Município, satisfazer as necessidades das populações”.

O autarca deu alguns exemplos dos serviços que podem ser resolvidos no novo Espaço de Cidadão na Praia do Ribatejo: “o preenchimento do IRS, o preenchimento das candidaturas a subsídios da Segurança Social, a procura de emprego por parte dos jovens, revalidar as cartas de condução,"etc. "Tudo isto é agora possível no Espaço de Cidadão na Praia do Ribatejo”, vincou.

Assim, são vários os serviços a disponibilizar no novo espaço, tais como: ADSE; Caixa Geral de Aposentações; Segurança Social; Portal do Cidadão; Direção Geral do Consumidor; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Instituto da Mobilidade Terrestre; Autoridade para as Condições de Trabalho; Inspeção-geral das Atividades Culturais; Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e Serviços partilhados do Ministério da Saúde.

O Espaço Cidadão da Praia do Ribatejo funciona de segunda a sexta das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00, na rua Comendador Manuel Vieira da Cruz, na Praia do Ribatejo, nas instalações cedidas pela Junta de Freguesia, sendo a sua gestão repartida pelo Município de Vila Nova da Barquinha e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Fotos de Pérsio Basso