Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Sociedade

Perseidas trazem uma noite com "chuva" de estrelas cadentes (C/ÁUDIO)

12/08/2021 às 15:46
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: Observatório Lago Alqueva

Hoje, ou melhor, a noite desta quinta-feira (dia 12) é o melhor momento para quem gosta de observar astros ou fenómenos ligados à astronomia. É que hoje pode ver o maior número de estrelas cadentes por hora.

As Perseidas começaram a 17 de julho e vão até ao dia 24 de agosto, mas o pico, em Portugal, será esta quinta-feira, entre as 20:00 e as 23:00.

Este ano, de acordo com alguns especialistas, as Perseidas terão uma "densidade incomum". Os especialistas também acreditam que a frequência de meteoros pode chegar a 110 por hora nalguns locais, "se as condições de observação estiverem perfeitas", revelou o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Máximo Ferreira, astrónomo e coordenador científico do Centro de Ciência Viva de Constância explicou à Antena Livre que podemos ver mais de dez estrelas cadentes por hora, se estivermos a olhar o céu. E adiantou que basta olhar para o céu, porque se as Perseidas vêm de um ponto comum, quando surgem ao nosso olhar podem aparecer em qualquer parte do céu noturno.

Máximo Ferreira disse que o melhor, para quem queira observar o fenómeno, é ir para um local alto, escuro [sem “poluição” luminosa] e olhar para norte. É ali, na constelação Perseu e nas proximidades de Cassiopeia (a constelação que parece a letra W) que existe o ponto de “depósito” dos grãos de poeira que resultaram da passagem do cometa 109P / Swift-Tuttle. O cometa deixa fragmentos do tamanho de um grão de arroz e que, ao entrar na atmosfera terrestre, ficam incandescentes e “fazem” a estrela cadente.

Máximo Ferreira deixou, no entanto, a explicação que ninguém vai ver uma coisa parecida com o fogo de artifício de ano novo pois “podemos ver 10 a 20 estrelas cadentes por hora” o que é um número já muito alto.

As Perseidas têm a mesma coloração porque os fragmentos do cometa são constituídos pelas mesmas matérias., isto porque há alturas em que poderemos observar estrelas cadentes mais amareladas, brancas, avermelhadas ou até em tonalidades verdes, dependendo da composição das poeiras.

Máximo Ferreira revelou que este ano as condições de observação são muito boas porque estamos numa fase em que a lua está a sair da fase nova e a entrar no quarto-crescente, logo, há pouca luz nos céus.

Em Portugal, a melhor hora para observar o céu a olho no será a partir das 21h30 desta quinta-feira até às 23 ou à meia-noite, no entanto o astrónomo diz que quem quiser “pode ficar noite fora a olhar o céu de agosto”.

O Centro de Ciência Viva de Constância tem esta noite (12 de agosto) uma ação no Centro Escolar de Montalvo, mas este é um fenómeno que todas as pessoas podem observar sem estar perto de astrónomos ou especialistas. É olhar para o céu e esperar para poder ver algum desses pontos luminosos.

Máximo Ferreira, astrónomo coordenador do Centro de Ciência Viva de Constância

 Ah, e pode manter a tradição de pedir um desejo quando vê a estrela cadente. Dizem que esta lenda ou tradição terá começado na Grécia, 150 anos antes de Cristo. E aponta ao que o astrónomo Ptolomeu terá dito uma vez: que quando os deuses estavam enfadados de espiar a terra algumas estrelas desprendiam-se a cruzavam o espaço. Como tal o pedido de um desejo feito nesse momento seria atendido porque era o momento em que os deuses olhavam para a terra. Uma tradição que tem muitas variações consoante o país e as tradições de cada região.

Créditos imagem:Ricardo Cardoso Reis /Stellarium

Fica a sugestão hoje (dia 12) ou amanhã (dia 13) pode ir, em segurança, para um local escuro e posicionar-se de forma a observar o céu, de preferência para norte, ali para os lados da constelação Perseu ou de Cassipeia, mais fácil de identificar. É dali que podem surgir cerca de 10 estrelas cadentes por hora. São grãos, do tamanho de um grão de arroz que ao entrar na atmosfera terrestre ficam incandescentes.