Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Sociedade

Palha de Abrantes apurada para semifinal das 7 Maravilhas - Doces de Portugal

5/07/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Palha de Abrantes passou esta sexta-feira à semifinal do concurso 7 Maravilhas – Doces de Portugal.

O doce abrantino foi o mais votado do distrito de Santarém e, por isso, ganhou um lugar na semifinal do concurso promovido pela RTP.

Recorde-se que a fazer companhia à Palha de Abrantes, como representantes do distrito de Santarém, estavam os Arrepiados e as Celestes de Santa Clara (Santarém), o Bolo de Cabeça e o Pastel de Feijão (Torres Novas), os Bons Maridos (Ferreira do Zêzere) e as Fatias de Tomar (Tomar).

Em declarações após conhecidos os resultados da votação do público, o presidente do Município de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, mostrou-se feliz e agradeceu a todos aqueles que votaram na Palha de Abrantes. O autarca valorizou também todos os restantes doces a concurso.

O Município apresentou a candidatura que ultrapassou a primeira fase, no qual esteve ao lado de mais de 140 doces. O doce foi representado pelo Chef Fernando Correia, por autarcas, pela mascote “Palhinhas” e por uma claque constituída por elementos das universidades da terceira idade de Abrantes e Tramagal.

Luís Filipe Dias, vereador com o pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Abrantes, destacou o facto desta aposta na promoção de um dos doces mais identitários de Abrantes. Funciona como promoção do concelho e do doce, e consequentemente da atividade económica que lhe está adjacente. “É uma promoção para o mundo inteiro”.

A Antena Livre e o Jornal de Abrantes acompanharam os preparativos do chef Fernando Correia.

Um tabuleiro com os fios de ovos, cozidos em calda de açúcar, que pretendiam dar para cerca de 250 “palhas”, contou o Chef. “Vamos levar os fios de ovos já feitos, assim como os ovos-moles. Lá [no programa] só vamos conjugar os ingredientes por uma questão de logística”.

Fernando Correia confirmou que esta iniciativa dá sempre mais visibilidade a um doce que, juntamente com as tigeladas, constituem uma imagem de marca de Abrantes. “Claro que aumenta as nossas vendas. Há pessoas que, depois, nos procuram para comprar a Palha de Abrantes. E a Palha de Abrantes feita na hora, os fios de ovos e os ovos-moles, tem uma validade de 15 dias”.

Já sobre o concurso salientou a importância de “estarmos lá” e deixou a nota: “Gostava mais que a escolha fosse feita por um júri que provasse e avaliasse”. 

A gala final, que vai escolher as 7 Maravilhas dos doces, vai acontecer a 7 de setembro em programa da RTP e os vencedores serão apurados pela votação dos portugueses.

Este concurso faz parte das das 7 Maravilhas de Portugal que tem vindo a atribuir prémios nas mais variadas temáticas, como gastronomia, aldeias, praias, monumentos e natureza. No site do concurso (https://7maravilhas.pt/) pode encontrar os regulamentos e a lista completa dos doces a concurso.

Veja aqui como é feita a Palha de Abrantes passo a passo: https://www.antenalivre.pt/noticias/palha-de-abrantes-quer-ser-uma-das-7-maravilhas-doces-de-portugal/

 

Texto: Ana Rita Cristóvão e Jerónimo Belo Jorge