Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Palha de Abrantes e Castelo do Bode ganham "Prémio Cinco Estrelas" 2021 (C/ÁUDIO)

6/06/2021 às 10:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Clube Cinco Estrelas anunciou recentemente os vencedores do “Prémio Cinco Estrelas Regiões”, onde pontuam a Palha de Abrantes, a Barragem do Castelo de Bode, a Praia Fluvial Lago Azul, a Aldeia de Dornes ou a Sopa de Pedra.

Manuel Jorge Valamatos informou o executivo municipal de Abrantes que a Palha de Abrantes venceu o prémio na categoria doçaria regional e revelou que há uma grande caminho pela frente.

Há muitas questões a trabalhar na área da Palha de Abrantes, para além do trabalho dos doceiros. O autarca aponta ao parque de ciência e à inovação para aumentar a visibilidade e a presença deste doce abrantino no país e no mundo.

Nas reservas, paisagens e barragens a vitória recaiu sobre a Barragem do Castelo de Bode.

O presidente da Câmara de Abrantes destacou que este prémio tem um envolvimento nas votações na ordem de 340 mil pessoas, o que é um bom indicador daquilo que é o conhecimento das marcas, serviços ou locais que acabaram por ser escolhidos.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Este prémio assenta, de acordo com a empresa promotora, a Multidados, num “sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que produtos, serviços e marcas de origem portuguesa conferem aos seus utilizadores, tendo como critérios de avaliação as 5 principais variáveis que influenciam a decisão de compra dos consumidores”.

De acordo com o regulamento, o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” avalia as 5 principais variáveis que influenciam os consumidores nas suas decisões de compra: satisfação pela experimentação, relação Preço-qualidade, intenção de compra ou recomendação, confiança na marca e Inovação. Avalia também mais 5 características específicas de cada candidato na sua categoria de consumo.

Existem 3 fases de testes e estudos de mercado complementares, incluindo testes de experimentação adaptados a cada produto, serviço ou marca.

A 1.ª fase valida as 5 características mais diferenciadoras do candidato a testar.

É constituído pela organização do Prémio, por empresas de estudos de mercado (Ipsos Apeme e Multidados), pela APPM (Ass. Portuguesa dos Profissionais de Marketing), pelo Fórum do Consumo, pela CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal) e pela BoConsulting (empresa de consultoria de marketing e mentoring executivo).

Na 2.ª Fase (testes de experimentação) a empresa revela que “são aplicados testes de experimentação à medida das características de cada candidato”.

Nos serviços há a entrada do cliente mistério, inquéritos de satisfação e testes de conceito.

Já nos produtos é efetuado Blind test em home test, laboratório de análise sensorial, canal HoReCa ou showroom.

E numa 3.ª fase é implementado um questionário massificado junto de uma amostra representativa da população dos distritos onde cada candidato está presente, com afinidade à categoria de consumo.

A organização revela que “obterá o “Prémio Cinco Estrelas Regiões” apenas o candidato que, para além de obter a classificação mínima, obtenha a classificação mais elevada da sua categoria e nas regiões do país onde está presente”.