Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Sociedade

Oliveira do Mouchão na corrida para Árvore do Ano 2021

2/11/2020 às 20:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Oliveira do Mouchão, localizada em Cascalhos, na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, está novamente em votação para o concurso de Árvore do Ano. Este concurso é promovido, a nível nacional, pela UNAC – União da Floresta Mediterrânica. Assim que ficar apurada a árvore vencedora em Portugal a UNAC coloca-a como representante portuguesa no concurso para Árvore Europeia do Ano, organizado pela Environmental Partnership Association (EPA).
O propósito do concurso é o de “destacar a importância das árvores antigas na herança cultural e natural, que merece toda a nossa atenção e proteção. Ao contrário de outros concursos, a Árvore Europeia do Ano não se foca apenas na beleza, no tamanho ou na idade da árvore, mas sim na sua história e relações com as pessoas. Procuramos árvores que se tornaram parte de uma comunidade maior”.
O concurso “Árvore do Ano 2021” tem as votações abertas até ao próximo dia 23 de novembro, podendo cada cidadão votar uma vez e terá de escolher duas das dez árvores finalistas que estão a votos.
A Oliveira Milenar do Mouchão, com mais de 3.350 anos, é a mais antiga de Portugal e é um exemplar digno de se ver. E é precisamente na Oliveira do Mouchão que foi feito o lançamento da Grande Rota das Ribeiras de Arcês, Rio Frio, e Rio Tejo, um projeto que teve o arranque através de uma candidatura do mourisquense António Louro ao Orçamento Participativo de Portugal e que ganhou corpo com a ACROM, associação que desenvolve uma parte da sua atividade em torno desta Grande Rota.

Este ano estão a concurso:
Carvalho de Calvos (Póvoa de Lanhoso)
Bela Sombra (Ílhavo)
Castanheiro de Guilhafonso (Pêra do Moço – Guarda)
Tulipeiro dos Biscainhos (Braga)
Freixo Duarte D' Armas (FREIXO DE ESPADA À CINTA, BRAGANÇA)
Tília do Solar dos Condes de Arnoso (SAMEICE, SEIA, GUARDA)
Plátano do Rossio (Portalegre)
O Bravo do Pinhal do Rei – S. Pedro de Moel
Schotia do Jardim Botânico da Ajuda (AJUDA, LISBOA)
Oliveira de Mouchão (Cascalhos – Mouriscas – Abrantes)

O vencedor será anunciado até ao dia 26 de novembro.
Pode votar na Oliveira do Mouchão AQUI!