Oliveira do Mochão segue no 2º lugar na votação que termina dia 1 de dezembro

Sociedade 2019-11-28

A Oliveira do Mouchão, de Mouriscas, está nesta quinta feira (28 novembro, às 10:00) em segundo lugar nas votações para o concurso a árvore do ano 2020. A Oliveira do Mouchão tem, nesta altura 1046 votos, estando atrás do Castanheiro dos Vales [Vila Pouca de Aguiar] que tinha 1306 votos e à frente da Canforeira de Bencanta [Bencanta, Coimbra] que tinha 947 votos.

A votação pode ser feita online (AQUI) até às 23h59 do próximo domingo, dia 1 de dezembro. Cada pessoa pode fazer uma votação, embora vote em duas das dez árvores apresentadas na página oficial. Lá encontra a fotografia das árvores e uma pequena história de cada um dos exemplares. Nota importante da organização é que o voto tem de ser validado através de um endereço de correio eletrónico válido.

A Oliveira do Mouchão tem uma altura de 3,5 metros e um perímetro do tronco de 11,2 metros.

A oliveira com mais de 3350 anos de idade, do tempo em que terá vivido Nefertiti, concorre com a Canforeira de Bencanta, o Castanheiro de Vales, o Carvalho de Viseu, a Oliveira de Pedras D' El Rey, o Carvalho de Calvos, o Prior de Tibães, a Azinheira das Furnas, o Quercus do Instituto Superior de Agronomia e o elemento notável do Jardim Botânico do Porto.

A candidatura da Oliveira do Mouchão a árvore do ano 2020, organizado pela União das Florestas Mediterrânicas, foi apresentada pela Câmara Municipal de Abrantes.