Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Sociedade

Mação: "Muro de Receitas" está no Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018

25/10/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O projeto "Muro de Receitas", em Mação, deu origem a uma proposta, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018, e encontra-se agora a votação até dia 16 de dezembro, com o n.º 162.

O "Muro de Receitas - Tradições Alimentares & Intervenções Urbanas: Arte, valorização e transmissão" é um projeto que embeleza muros e paredes da vila de Mação com receitas tradicionais.

Coordenado por Priscilla Mendes, este projeto resultou de um estágio de fim de Mestrado no Instituto Politécnico de Tomar, que decorre em Mação através do Museu e Instituto Terra e Memória, e a partir de uma parceira com a Universidade Jean Monet de Saint-Étienne. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Mação para a sua concretização.

 

As receitas foram escolhidas por estudantes da Universidade Sénior, restaurantes e quem quis participar. O grande objetivo de Priscilla Vilela Mendes passou por preservar a tradição alimentar de Mação, sendo que se apoiou muito na Carta Gastronómica "À Mesa em Mação",

 

Para além de Priscilla Vilela Mendes este projeto contou com a participação/apoio de outros jovens artistas que combinam as vertentes de criação (pintura mural), saberes tradicionais (gastronomia local) e criação de dinâmicas patrimoniais com potencial de valorização económica (turismo e cultura), entre eles Gabriela Eira, autora da proposta.

 

Para participar no Orçamento Participativo Jovem Portugal 2018 podem participar todos os cidadãos nacionais e os cidadãos estrangeiros a residir em Portugal, com idade compreendida entre os 14 e os 30 anos. Informa a Câmara de Mação que basta fazer login ou registar para votar através da plataforma OPJP 2028 ou votar através de SMS gratuito para o 4310, com a seguinte mensagem: Número do projeto [espaço] Número de cartão do cidadão completo com 12 dígitos sem espaços ou para cidadãos estrangeiros residentes em Portugal: Número do projeto [espaço] Número de identificação com 6 dígitos sem espaços.

 

O projeto desenvolvido em Mação está disponível aqui:

https://www.facebook.com/pg/Município-de-Mação-776941235666118/photos/?tab=album&album_id=2361587067201519