Incêndios: Primeiro balanço aponta para seis mil hectares ardidos no fogo de Oleiros (ATUALIZADA)

2020-07-27

O incêndio que deflagrou no sábado em Oleiros e que se estendeu a Proença-a-Nova e Sertã foi hoje dominado pelas 08:00 e, segundo um primeiro balanço ainda por confirmar, terão ardido cerca de seis mil hectares, anunciou a Proteção Civil.

"O incêndio que teve início na tarde de sábado, a esta hora, está dominado. Ainda assim, todo o efetivo mobilizado está no terreno em trabalhos de consolidação", afirmou, durante a conferência de imprensa para fazer o balanço dos trabalhos, o comandante operacional de Agrupamento Distrital do Centro Sul, Luís Belo Costa.

O responsável adiantou ainda que a área ardida naqueles concelhos do distrito de Castelo Branco rondará os seis mil hectares, uma informação que disse carecer de confirmação.

Já em relação ao efetivo, mantêm-se esta manhã no terreno 868 operacionais, apoiados por 274 viaturas e dois meios aéreos, sendo que um deles é um avião de monitorização e coordenação para detetar eventuais pontos quentes e monitorizar todo o perímetro do incêndio, e o outro presta apoio ao combate.

"Não há nenhuma aldeia em risco. Todas as situações estão salvaguardadas e asseguradas", referiu Luís Belo Costa.

Apesar de o incêndio estar dominado desde as 08:00, o responsável da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realçou que se está ainda num período que carece muita atenção, sobretudo nas zonas onde o fogo ficou dominado mais tarde, nas frentes viradas ao concelho de Proença-a-Nova e ao concelho de Castelo Branco.

"São as frentes nascente e sul, frentes que mais tarde foram dominadas, e é natural que haja algumas reativações ao longo das próximas horas", frisou.

Belo Costa informou ainda que o número de máquinas de rasto aumentou no terreno, sendo que no domingo estavam operacionais nove e hoje há mais duas disponibilizadas pelas Forças Armadas.

"O momento é para começar a fazer os levantamentos, o que vai começar a acontecer a partir de hoje", concluiu.

Lusa