Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Sociedade

Incêndios: Mais de 50 concelhos de 10 distritos em risco máximo

10/09/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Mais de 50 concelhos de 10 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão hoje mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Coimbra, Guarda, Viseu, Aveiro e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior

nebulosidade nas regiões Centro e Sul até ao meio da manhã e durante a tarde na região Norte, em especial no interior.

Está também previsto vento moderado de norte/noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste, com rajadas até 70/80 quilómetros por hora a partir do meio da manhã e até final da tarde, em especial a sul do Cabo Mondego.

Nas terras altas, o vento será forte de norte/noroeste, com rajadas até 70/80 quilómetros por hora, rodando para nordeste no final do dia.

A previsão aponta ainda uma pequena descida da temperatura mínima no interior e descida da temperatura máxima no interior e na região sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 08 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro) e as máximas entre os 19 graus (na Guarda) e os 28 graus (Faro).

Lusa