Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Risco Incêndio

Incêndios: Mais de 100 concelhos de 14 distritos em risco máximo

6/09/2021 às 07:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Mais de uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo estão mais de 100 concelhos dos distritos de Leiria, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Viseu, Guarda, Aveiro, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Bragança e Faro.

A região centro está praticamente toda com risco máximo. Abrantes, Barquinha, Constância, Ferreira do Zêzere, Chamusca, Tomar, Mação e Sardoal, no distrito de Santarém, Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, Gavião e Nisa, no distrito de Portalegre, estão esta segunda-feira em risco máximo.

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, aguaceiros dispersos e pouco frequentes, períodos de chuva no litoral norte e centro a partir do final da tarde e possibilidade de ocorrência de trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, sendo temporariamente moderado durante a tarde, e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (em Braga e Viana do Castelo) e os 20 (na Guarda e Castelo Branco) e as máximas entre os 26 (em Viana do Castelo) e os 33 (Braga, Castelo Branco e Évora).

C/Lusa