Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Sociedade

Incêndios: Divulgado mapa das mais de mil freguesias prioritárias para limpeza

27/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Governo divulgou esta quarta-feira, 26 de fevereiro, a lista das mais de mil freguesias com risco elevado de incêndio florestal e que são prioritárias para limpeza de combustível.

O despacho assinado pelos secretários de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino, e publicado hoje em Diário da República, define também os prazos para a realização das ações de fiscalização que devem incidir sobre as áreas prioritárias.

No total são 1.114 freguesias com risco elevado de incêndio (VER LISTA COMPLETA AQUI) e que são prioritárias para ações de limpeza, situando-se em 186 concelhos que estão essencialmente das regiões do interior Norte e Centro e Algarve.

O número de freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização da gestão de combustível no âmbito da prevenção de incêndios rurais é idêntico a 2019, deixando de existir este ano os dois níveis de intervenção.

“Considerou-se adequado identificar apenas uma classe de prioridade, atualizando-se a informação de base territorial” e integrar “a circulação rodoviária em segurança em regiões afetadas por grandes incêndios”, refere o despacho, que entra hoje em vigor.

Na região foram identificadas como freguesias prioritárias Martinchel, Carvalhal, Fontes e União de Freguesias de Aldeia do Mato e Souto, no concelho de Abrantes; Amêndoa, Carvoeiro, Envendos, Ortiga e União de Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira, no concelho de Mação; Santiago de Montalegre, Alcaravela e Sardoal, no concelho de Sardoal; Praia do Ribatejo e Tancos, no concelho de Vila Nova da Barquinha.

No concelho da Sertã são as freguesias de Carvalhal, Castelo, Pedrógão Pequeno, Sertã, Troviscal, União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, União das Freguesias de Cumeada e Marmeleiro, União das Freguesias de Ermida e Figueiredo e Várzea dos Cavaleiros. Já em Vila de Rei são prioritárias as freguesias da Fundada e de Vila de Rei.

No Gavião as freguesias assinaladas são Belver, Comenda, Margem, União das Freguesias de Gavião e Atalaia.

No distrito de Santarém foram identificadas freguesias prioritárias nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Chamusca, Ferreira do Zêzere, Mação, Rio Maior, Santarém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Ourém e Vila Nova da Barquinha.

Jerónimo Belo Jorge com Lusa