Pesquisar notícia
sábado,
25 set 2021
PUB
Sociedade

I Festival do Azeite e do Figo de Mouriscas

19/11/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Mouriscas sempre teve uma ligação forte às culturas da figueira e oliveira e, por isso, ao figo e ao azeite. É dessa tradição que surgiu a ideia de lançar um evento que permita desenvolver essas temáticas rurais numa aldeia que continua a ter nestas culturas, principalmente na oliveira, uma das suas bases económicas.

Debater as culturas do figo e da azeitona, podendo entrar noutras produções, promover provas e visitas técnicas é o mote para o fim de semana 24 e 25 de Novembro.

Segundo a organização, “para estas temáticas não haveria melhor local para aliar conhecimento e aprendizagem do que a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes”.

Entre as palestras e visitas técnicas, haverá provas de produtos locais, animação, uma caminhada pela freguesia com visita à oliveira do Mouchão, a mais antiga do país, e uma mostra de produtores locais (figo, licores, mel, doçaria e outras actividades).

A organização deste evento é da Associação de Melhoramentos de Mouriscas que, desta forma, pretende lançar as bases para a promoção de dois produtos que têm “marca” Mouriscas.

E no I Festival do Azeite e do Figo de Mouriscas não poderiam faltar as “famosas” Passas Fritas.