Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Sociedade

Grande Reportagem: A Feira de S. Matias (C/ÁUDIO)

19/02/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

 

A Feira de S. Matias em Abrantes fica em definitivo no Aquapolis Sul. Essa é a vontade da Câmara Municipal de Abrantes depois dos feirantes terem escolhido o Rossio em vez da Tapada do Fontinha.

Mas a Feira começou por estas paragens no Século XIV ou XVII. Há registos de que por essas alturas já haveria uma feira em Abrantes.

Em 1953 há uma reportagem televisiva, que pode ser vista na Cinemateca Portuguesa, que faz referência à primeira feira do ano em Portugal, precisamente a Feira de S. Matias que vendia gado, quinquilharias, lanternas e até tinha um parque de diversões com três carrosséis. 

Feira de S. Matias (imagem de um filme da Cinemateca Portuguesa de 1953)

Hoje a Feira de S. Matias tem outras atrações, outros produtos e outro local. Mas continua com tantos produtos como no tempo dos nossos avós. Continua a ter panelas, colheres de pau, lençóis, marroquinaria, olaria e não falta o algodão doce ou as farturas.

Feira de S. Matias 2020

Feira de S. Matias 2020

 

Esta quinta-feira na Edição de Informação das 12 horas na Antena Livre, com repetição às 18 horas, pode ouvir a Grande Reportagem do jornalista Jerónimo Belo Jorge sobre a Feira de S. Matias. 

Ouça aqui o spot promocional desta Reportagem...