Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Festas de Abrantes

Festas da Cidade de Abrantes canceladas (ATUALIZADA C/ÁUDIO)

4/05/2021 às 09:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Créditos: CMA - Arquivo

“Não há condições para a realização das Festas de Abrantes”. Foi desta forma que o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, depois de conversas com a coordenadora da Unidade de Saúde Pública, Maria dos Anjos Esperança, disse não estarem reunidas as condições para a realização das Festas de Abrantes porque não poderão ser realizados concertos ou as tasquinhas.

E depois há outra questão importante, segundo o autarca, que tem a ver com espetáculos. O presidente não vê como é que se poderiam realizar concertos nas praças da cidade: “Não podemos ter um concerto na praça Barão da Batalha para 300 pessoas. E as outras pessoas? Como as escolheríamos? Entravam uns e outros não entravam?”

E adiantou ainda que haver espetáculos sem as tasquinhas, sem as associações não faria sentido. E no fundo, o mais importante, de acordo com Valamatos realizar as Festas era estar a por a saúde de todos em risco.

Desta forma, Manuel Jorge Valamatos, revelou que há que tomar esta decisão com antecedência porque há muitas questões logísticas que têm de ser tratadas. E em resposta ao vereador social-democrata Rui Santos, que por diversas vezes levantou esta questão, Manuel Jorge Valamatos disse que vai haver a cerimónia oficial, tal como no ano passado, e que em breve será anunciado esse programa para o dia 14 de junho, aniversário da elevação de Abrantes à categoria de cidade.

Apesar do processo de vacinação estar a caminhar de forma positiva o autarca de Abrantes disse que esta é a decisão que tem de ser tomada e disse que espera ter de volta as Festas em 2022.

Manuel Jorge Valamatos

O vereador do Bloco de Esquerda, Armindo Silveira, revelou estar de acordo com esta decisão de não se realizarem as Festas da Cidade.

Armindo Siveira

Já Rui Santos, eleito pelo PSD, manifestou concordância com o cancelamento das Festas, e deixou duas ideias para o Dia da Cidade. Uma delas está de acordo com a proposta do PSD na última Assembleia Municipal de Abrantes, realizada a 30 de abril, para a realização de uma sessão extraordinária no dia 14 de junho, como acontece em muitas outras localidades.

A outra sugestão foi direcionada ao vereador do pelouro da Cultura para avaliar a possibilidade de poder haver um “autocarro descapotável” (um trio elétrico) a percorrer algumas ruas com música, como forma de animar o Dia da Cidade.

Rui Santos

Para já resta aguardar a definição do programa sendo certo que o presidente da Câmara, Manuel Jorge Valamatos, já disse, numa reunião anterior, que haveria possibilidade de inauguração do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) por alturas do 14 de junho.