Pesquisar notícia
sexta,
24 set 2021
PUB
Sociedade

Freguesia de Envendos inaugurou Espaço do Cidadão (C/ÁUDIO e FOTOS)

29/07/2021 às 16:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Há um ano João Luís Pereira, presidente da Junta de Freguesia de Envendos, concelho de Mação, pôs-se a caminho de Lisboa para saber como poderia ter na sua freguesia um espaço do cidadão. E o certo é que moveu-se por ministérios e Agência da Modernização Administrativa (AMA) e conseguiu os seus intentos que foi a criação de um Espaço do Cidadão que funciona, desde esta quinta-feira, dia 29 de julho, no edifício da Junta de Freguesia. É ali, já Junta, que funciona também o posto dos CTT da aldeia, o que quer dizer que o edifício passa a albergar as três áreas de atendimento.

A inauguração aconteceu com de acordo com as medidas restritivas da pandemia, pelo que não houve a festa que haveria se os tempos fossem diferentes. Apesar de tudo, antes do descerramento da placa evocativa do momento o Cónego António Assunção fez a bênção do novo serviço da terra, perante os olhares dos convidados e de alguns automobilistas que passavam na rua, no momento.

No ato da inauguração do Espaço do Cidadão de Envendos, o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, revelou que foi uma surpresa, boa, quando soube que o presidente da Junta de Freguesia tinha tudo preparado para receber este espaço. E, afirmou Vasco Estrela, como lhe compete a Câmara Municipal apoiou esta iniciativa numa das freguesias que fica mais afastada da sede de concelho.

E quando “fomos confrontados com esta realidade manifestamos logo o apoio à iniciativa da Junta de Freguesia. Tanto mais que a Câmara tinha protocolado, de acordo com deliberações do governo anterior, de prescindir do equipamento que estava previsto para o Espaço de Cidadão de Cardigos para o Espaço de Cidadão de Envendos, indo a Câmara agora suportar os custos para o espaço de Cardigos que deixou de ter cobertura da Agência para a Modernização Administrativa”

Vasco Estrela, presidente CM Mação

Aliás, o autarca de Mação, deixou bem vincada a necessidade de uma, cada vez mais necessária, proximidade junto dos cidadãos por forma a estancar a “tragédia” que são os números já conhecidos dos Censos 2021, com uma sangria populacional do interior do país.

Vasco Estrela, presidente CM Mação

João Luís Pereira destacou a vontade de ter um espaço na sua freguesia e que não teve na inauguração a ministra ou secretária de Estado pelo período de pré-campanha eleitoral. “É um orgulho, é uma conquista muito grande (…) este espaço deixa ao serviço das pessoas um leque de serviços imprescindível para esta zona”, explicou o presidente da Junta de Freguesia que destacou que são 33 serviços que ficam disponíveis.

“Isto é trazer o estado para perto das pessoas, é para valorizar as pessoas, a freguesia, o interior do país”, explicou o autarca que adiantou que o pontapé de saída foi dado em maio de 2020 com a manifestação de ter um espaço destes junto da secretária de Estado da Modernização Administrativa, Fátima Fonseca, que oito dias depois encaminhou o requerimento para a AMA. Houve altos e baixos, mas houve um momento em que com empenho da AMA e do presidente da junta “conseguimos inaugurar este espaço”.

João Luís Pereira, presidente JF Envendos

Fátima Madureira, presidente da Agência para a Modernização Administrativa, destacou o serviço que os Espaços do Cidadão prestam aos cidadãos. Numa altura em que a digitalização ganhar cada vez mais forma a rede de Espaços do Cidadão, no interior do país, permite aos cidadãos que anda não lidam com os meios digitais aceder a todas as respostas do Estado, porque nestes locais há uma pessoa que faz o atendimento e ajuda as pessoas.

Fátima Madureira, presidente AMA

O Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão.

Neste novo balcão pode, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros. Atualmente estão em funcionamento mais de 700 Espaços Cidadão. O espaço do cidadão está aberto nos úteis das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.

 

Galeria de Imagens