Dia Mundial da Alimentação com combate ao desperdício alimentar (C/ ÁUDIO E VÌDEO)

2020-10-16
DR
DR

Hoje, dia 16 de outubro, é a data em que se celebra o dia Mundial da Alimentação. Criado em 1981, tem o objetivo de consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação. Num ano em que se assinala pela primeira vez também o Dia Internacional da Consciencialização Sobre Perdas e Desperdício Alimentar, instituído pelas Nações Unidas, aparece em Portugal um movimento cívico que pretende sensibilizar toda a população e as empresas para a luta contra o desperdício de comida.

Neste momento estima-se que um milhão de toneladas de alimentos sejam deitados para o lixo por ano, equivalente a alimentar mais de 380 mil pessoas, que é o número atualmente de pessoas identificadas com carência no país.

Segundo Célia Dias Lopes, nutricionista em Abrantes, “há muitos alimentos que são produzidos e que nem sequer chegam ao consumidor”, resultando assim num número de desperdícios elevado.

A dica deixada pela nutricionista é: em vez de irmos para o supermercado sem uma lista preparada, devemos elaborar uma com as compras ou alimentos que vamos precisar durante a semana para evitar a compra de alimentos que depois acabam por se estragar. Ou que não se consomem apenas “porque na altura até estavam em promoção” ou, porque pensávamos que iríamos usufruir dos mesmo.

Célia Dias Lopes aconselhou também um planeamento das refeições que vamos fazer para haver um melhor aproveitamento e conhecimento de todos os alimentos que vamos precisar, pois, com “uma boa gestão evita o desperdício alimentar”.

Para a ONU, o Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à “erradicação da fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar”. Para a instituição é inaceitável a fome estar a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano.

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura criadora da data partilhou no seu canal de Youtube um vídeo referente ao tema deste ano que é sobre “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos.” e expressa também continuar a cooperar com parceiros em todas as regiões para ajudar as pessoas mais vulneráveis à fome e desnutrição, para tornar os sistemas alimentares mais resilientes e os meios de subsistência mais sustentáveis. E que devido às graves repercussões da pandemia da COVID-19 a organização veio sublinhar a importância de todos nós, a nível mundial, demonstrarmos solidariedade.

Célia deixou ainda um último conselho em forma de “miminho” e aconselhou uma receita saudável para esta data especial numa época onde já começa a ficar frio.

Bom apetite

Célia Disas Lopes, Nutricionista

Pedro Santos