Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

De cantor a chef de cozinha, Miguel Gameiro faz aquilo de que mais gosta: partilhar - COM ÁUDIO

17/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São pratos que fazem crescer água na boca, feitos com a sensibilidade de uma canção e partilhados como o conforto de um abraço. O responsável é Miguel Gameiro, cantor e compositor que é também chef de cozinha.

O artista esteve no Mercado Municipal de Abrantes no sábado, no âmbito da iniciativa “Sabores do Mercado”, com um showcooking que reuniu cerca de 20 pessoas.

Miguel Gameiro preparou três receitas de cozinha saudável: ceviche de robalo e guamacole, que acompanha com a música “Dá-me um abraço”, maki de salmão e quinoa, que casa bem com o tema “Lisboa”, e uma caipirinha granizada de lima e maracujá, cujo acompanhamento é a música “O Teu Nome".

O cantor foi acompanhado pelo seu assistente, João Sousa

Desde criança que tem interesse na culinária e tem bem presentes as memórias de “estar ao pé da minha avó, da minha mãe, ajudá-las, e às vezes estorvar um bocadinho também”.

Com 25 anos de carreira na área na música, entrou no mundo da cozinha há sete anos, tirou um curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, estudou no Instituto culinário Alain Ducasse, em Paris, e fez estágios entre concertos. Confessa que ainda não teve inspiração para nenhuma música enquanto cozinhava mas que estas duas áreas se ligam pela partilha.

Conta que “ter algo que nós queremos partilhar é importante no nosso dia-a-dia. Na música partilho para mais pessoas, na cozinha partilho para ligeiramente menos pessoas, mas no fundo é partilhar algo que temos com alguém, que é ótimo”.

Considera-se um privilegiado por fazer aquilo de que gosta e canta “Só para afastar esta tristeza, para iluminar meu coração, falta-me bem mais tenho a certeza, do que este piano e uma canção”. O sorriso é inevitável ao falar da cozinha que admite ser “das coisas que mais sinto falta quando estou muito tempo fora".

O cantor usou gelo seco para criar um efeito especial na apresentação de um dos pratos

O músico lançou o seu mais recente álbum “Maria” o ano passado, numa homenagem às mulheres. Atualmente, gere o Restaurante “Abraço”, em Sintra, dedicado à comida tradicional portuguesa.

Miguel Gameiro já esteve em Abrantes em 2017, onde atuou no Cine Teatro São Pedro.

Ana Rita Cristóvão

Estagiária