Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sociedade

COVID-19: Comunidade de Abrantes e Constância abre portas a alojamento gratuito para os profissionais de saúde (C/ÁUDIO)

18/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ao longo dos últimos dias alguns profissionais de saúde que exercem as funções no Hospital Abrantes fizeram apelos em busca de alojamento próximo do trabalho a fim de evitar deslocações ou se tiverem de fazem o isolamento profilático.

O governo encontrou uma solução para alojar pessoal de saúde e direcionou 41 pousadas da juventude para alojar profissionais de saúde. A Pousada da Juventude de Abrantes é um desses locais. Ao que a Antena Livre apurou está hoje mesmo a fazer as preparações necessárias a poder receber os hóspedes, sendo que já se sabe o Hospital de Abrantes será o hospital de referência no Médio Tejo para receber os doentes infetados com COVID-19.

Mas a comunidade reagiu ao apelo dos médicos percebendo que eles vão entrar em fase dura e de desgaste e que, por isso, precisam de todo o apoio possível.

Ontem à noite recebemos na redação uma nota a dar conta que os autocaravanistas estão preocupados com o estado pandémico em que nos encontramos e também estão preocupados com todos os profissionais de saúde. A mensagem vem em nome dos “ISTAS”: autocaravanistas, caravanistas e campistas. Assim este grupo solicita assim a “algum ‘ISTA’ que tenha uma autocaravana ou caravana a sua disponibilidade de cedência gratuita por este tempo (determinado ate agora) a profissionais de saúde que não pretendam regressar a suas casas por motivos óbvios de não proliferação e infeção familiar”. A mesma informação que nos chegou, revela que as “autocaravanas/caravanas, serão sujeitas a desinfeção antes e após a sua utilização”. As autocaravanas, ao que nos foi revelado, estarão dentro dos limites hospitalares ou em segurança quando não estiverem ocupadas por parte dos profissionais de saúde.

ISTAS interessados em ajudar poderão contactar através do email: grupo.istas@gmail.com

Alberto Lopes, da 4U Alojamento, tem várias unidades de alojamento local em Abrantes e foi dos primeiros a disponibilizar apartamentos para o pessoal médico ou de enfermagem. Explicou à Antena Livre que disponibilizou espaços embora reconheça que a autarquia e o governo tenham encontrado uma excelente solução para acolher os profissionais da saúde, a pousada da juventude. Mas mesmo assim, as suas unidades poderão vir a receber pessoal da saúde em fase de isolamento, depois de cumpridos os turnos. E uma forma de poderem ter alojamento perto do local de trabalho e poderem cumprir as regras de isolamento e afastamento social das famílias.

Alberto Lopes explica o que disponibilizou

Alberto Lopes diz ainda que fechou o restaurante Santa Isabel desde quinta-feira, altura em que caiu a ficha aos portugueses e estes começaram a perceber que deveriam ficar em casa ou, pelo menos, afastarem-se dos encontros sociais.

Alberto Lopes revela que fechou o restaurante depois das quebras de quinta-feira

Também a Quinta de Coalhos cedeu um apartamento a uma jovem enfermeira, de forma gratuita, para estes dias mais complicados que se avizinham. José Alberty destacou à Antena Livre a importância da comunidade dar as mãos nesta altura difícil e não poderá abrir mais as portas porque tem a família toda reunida em Coalhos “e são muitos”.

Esta enfermeira para além de ter um filho ainda bebé tinha que fazer deslocações de quase 100 quilómetros, daí que este contributo vai ajudar e muito esta vida. “Nestas alturas temos de ajudar. Com cuidado de todos ultrapassamos isto”, afirmou José Alberty.

O hostel18, de Constância, anunciou a disponibilidade de oferecer dois quartos e oito camas para enfermeiros ou médicos. Na nota divulgada na página de Facebook revelam que “honra poder fazer isto por todos vós que cuidam de nós”. E no Hostel18 de Constância há também outras ofertas. Carlos Silvério, da Ponto Aventura, e a Maria Inês Pereira da Silva, da empresa Horta Grande, também se juntaram a esta iniciativa e oferecem um cabaz de morangos, legumes e pequeno-almoço gratuito.