COVID_19/Abrantes: Luna Hotel acolhe profissionais de saúde e Autarquia cria linhas de apoio

Sociedade 2020-03-24
Foto: Antena Livre
Foto: Antena Livre

“Obviamente que todos desejamos voltar à normalidade” mas, enquanto isso não acontece, “estamos a fazer todos os esforços e a criar todas as condições na área da saúde em concreto, para dar as melhores respostas”. Foram estas as palavras de Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, quando questionado acerca da situação da pandemia no seu concelho.

O presidente revelou que “já conseguimos que o Luna Hotel de Abrantes se transformasse num hotel específico para acolher os profissionais de saúde, para que estes possam trabalhar em segurança e depois terem um sítio seguro para estarem, sem necessidade de regressarem a casa. Também a Pousada da Juventude que se vai transformar, se houver necessidade disso, naturalmente, num local de apoio ao hospital para instalar doentes”.

No entanto, há outras preocupações a que o autarca se tem dedicado pois “também temos estado a acompanhar a situação com as IPSS e os nossos serviços sociais e eu próprio estamos a desencadear um conjunto de ações para tentar ajudar as Instituições, onde estão muitos dos nossos idosos. Precisamos que eles estejam protegidos e que as Instituições estejam protegidas. É esse o nosso trabalho diário. Há muito a fazer para ultrapassar esta situação”.

Manuel Jorge Valamatos disse-se “muito preocupado porque as coisas podem ganhar dimensões mais agressivas, mais drásticas, mais complexas e estamos muito atentos. No entanto, tudo faremos, sempre com linhas de orientação da Direção-Geral de Saúde, para dar as melhores respostas às nossas pessoas”, garantiu.

O presidente falou ainda “de um projeto que já arrancou, de uma linha de apoio direta para pessoas que estão em situação de maior vulnerabilidade e poderem pedir as suas compras ou a precisar de uma ida à farmácia e isto articulado com as Juntas de Freguesia”.

Dentro de pouco tempo, referiu o autarca, “haveremos de encetar um conjunto de apoios às nossas famílias, ao comércio, às empresas… a todos aqueles que tiveram que fechar e que perderam os seus rendimentos. Teremos que ter medidas de apoio a essas pessoas, dentro daquilo que nos for possível, naturalmente, e acompanhando o que o Governo está a definir”.

 

Câmara Municipal de Abrantes cria linhas telefónicas para apoio no acesso a bens essenciais

A Câmara Municipal de Abrantes lançou a medida “Fique em Casa e em Segurança” que pretende apoiar a população com mais de 65 anos, doentes crónicos ou portadores de deficiência.

Esta medida visa apoiar estes grupos de riscos face ao COVID-19, que possam neste momento estar sem apoio ou em situações de isolamento e que não tenham quem as apoie nas compras de primeira necessidade, como alimentos ou medicação.

A Câmara Municipal de Abrantes disponibiliza duas linhas telefónicas de apoio através do 241 330 217 ou 966 919 490, para ajudar no acesso ao fornecimento destes bens essenciais, bem como no apoio psicossocial.

 “Fique em Casa e em Segurança”, está disponível a partir de agora, numa estreita articulação entre a Divisão de Desenvolvimento Social da CMA que coordenará este apoio, a Rede Social do concelho e as Juntas de Freguesia que farão, de forma mais próxima, o acompanhamento das situações.

Após a receção do pedido realizado via telefone, o mesmo é registado e são feitas as diligências necessárias para a compra e entrega dos bens.

Todo este processo é feito numa estreita articulação entre as três equipas da CMA no terreno, as Junta de Freguesia e outros parceiros sociais e que juntos não vão deixar ninguém sozinho.

Quem necessitar de bens essenciais e se encontre numa situação de insuficiência económica, poderá ser apoiado através de apoio de emergência previsto no programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos, sendo que através desse apoio serão adquiridos os bens e entregues ao munícipe.

Esta é uma medida que pretende cuidar de todos os que mais precisam, não deixar ninguém sozinho e fazer com que FIQUEM EM CASA!