Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Sociedade

Constância: Centro Ciência Viva celebra a ciência com várias atividades

8/11/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Novembro contém dois dos muitos “momentos” designados “dias mundiais”, “dias internacionais” ou “dias europeus” dedicados a um assunto considerado importante para que se reflicta sobre o seu valor na vida quotidiana, em particular no bem-estar das sociedades.

O “Dia Mundial da Ciência para a Paz e o Desenvolvimento” foi estabelecido pela UNESCO (agência da Organização das Nações Unidas) no dia 10 de novembro, data escolhida para que os Estados Membros, organizações governamentais (e outras), universidades, centros de investigação, academias, sociedades culturais, associações profissionais e escolas se envolvam na concretização de iniciativas que conduzam os cidadãos em geral a contactos informais com as diversas áreas da ciência, com os investigadores e com locais de investigação e, simultaneamente, coloquem os investigadores a contactar com públicos a quem falar dos trabalhos que realizam e demonstrar os seus possíveis contributos para o bem-estar comum e para o desenvolvimento das sociedades.

No Centro Ciência Viva de Constância vai decorrer – desde as 24h00 do dia 10 até ao fim da manhã do dia 12 – um evento que ligará aquele espaço de divulgação científica a diversos pontos do mundo, através de contactos efectuados por elementos do Amateur Radio Ladies Portugal, um grupo de senhoras radioamadoras que, com o indicativo CQ7WSP (as letras WSP significam World, Science and Peace), evocarão este “dia Mundial”. Do programa faz parte a possibilidade de alguns dos visitantes do Centro Ciência Viva operarem os equipamentos e, eles próprios, estabelecerem ligação com outros operadores em locais longínquos do planeta.

Às 20:00, no Anfiteatro Rómulo de Carvalho, haverá lugar a uma breve palestra sobre Astronomia e a sua relação com as diversas radiações que povoam o espaço, seguindo-se observações do céu, à vista desarmada e com telescópios, estando prevista um programa alternativo para a eventualidade de condições meteorológicas adversas.

25 novembro – Encerramento da Semana Europeia da Cultura Científica

De 20 a 24 de novembro decorre a “Semana Europeia da Cultura Científica”, sendo o dia 24 designado “Dia Nacional da Cultura Científica” em homenagem a Rómulo de Carvalho/António Gedeão que nasceu nessa data, em 1906.

Das diversas atividades extraordinárias que terão lugar no Centro Ciência Viva de Constância constam as visitadas mediadas à exposição Física no dia-a-dia, baseada no livro (com o mesmo título) escrito pelo eminente professor e poeta. O encerramento da semana constituirá o momento alto, não só por o evento decorrer no Anfiteatro Rómulo de Carvalho mas, essencialmente, por estar a cargo de uma orquestra infantil e juvenil baseada num considerável número de violinos.

A Orquestra Geração é constituída por crianças e jovens de bairros da região de Lisboa e que constituem várias Escolas, algumas das quais sediadas em pontos do país bem distantes da capital.

Com o apoio da Câmara Municipal de Constância na deslocação dos cerca de cinquenta executantes, professores e maestro, a “Orquestra” almoçará no interior do hangar que alberga o avião a jato T33 e, depois de uma breve visita ao Centro e um curto ensaio, iniciará o concerto, às 16h00, o que constituirá uma forma inédita de encerrar este período especial de sensibilização para a ciência.

A entrada é gratuita.

Orquestra Geração

Máximo Ferreira