Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

CHMT já deu início a “Quedas? Não caias nessa!”

6/12/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Centro Hospitalar do Médio Tejo já deu início às ações de formação “Quedas? Não caias nessa!”.

As quedas são particularmente prevalentes nos idosos (mais de 65 anos) colocando em risco o seu bem-estar e saúde e comprometendo a sua autonomia. Tendo em consideração a missão do CHMT, EPE, “Quedas? Não caias nessa!” é um projeto desenvolvido pelo Grupo de Enfermeiros de Enfermagem de Reabilitação, que pretende ir junto da comunidade colaborando na promoção da saúde e prevenção de complicações.

E a primeira ação de formação na comunidade aconteceu no dia 5 de dezembro, no Clube Desportivo “Os Patos”, em Rossio ao Sul do Tejo. Uma sessão que contou com 26 participantes, com idades compreendidas entre os 52 e 87 anos, e que foi integrada na aula de educação física.

Os objetivos destas ações são” contribuir para o conhecimento e implementação de estratégias que contribuam para a prevenção de quedas no idoso, através de uma apresentação teórica, e capacitar para o treino de exercícios promotores de fortalecimento muscular, numa dinâmica mais ativa”.

As enfermeiras de reabilitação presentes nesta primeira sessão consideraram “muito gratificante esta ação, sobretudo verificar que algumas das participantes relataram no final algumas situações de quedas em que já estiveram envolvidas e o compromisso que fizeram de colocarem em prática os ensinamentos que adquiriram, alterando assim alguns destes comportamentos de risco”.

No final da sessão todos os participantes receberam folhetos informativos com recomendações sobre Prevenção de Quedas e de Exercícios de Fortalecimento Muscular.