Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sociedade

BE questiona o serviço dos CTT e os atrasos na distribuição (C/ÁUDIO)

12/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os trabalhadores dos CTT estão hoje em greve, tal como já tinham estado a 29 de maio, e entre várias reivindicações uma delas é a luta contra da desorganização da empresa. Em muitos locais a correspondência está a ser entregue de forma deficiente e com atrasos inadmissíveis apontam muitos cidadãos que recorrem ao serviço de entregas postais.

Foi neste sentido que o vereador do Bloco de Esquerda eleito para a Câmara Municipal de Abrantes apresentou uma posição de contestação pelo mau serviço prestado e indica que já nem pede uma posição da autarquia, deveria ser o governo a agir. Verdade seja dita, as posições de Armindo Silveira sobre o mau funcionamento dos CTT não são novas, mas nesta fase de pandemia a situação agravou-se e não é localizada.

Na sua intervenção o autarca bloquista destacou o mau serviço prestado, numa altura em que está quase a terminar o contrato de concessão do Estado para com a empresa postal. Revelou ainda que, nas análises feitas por parte do regulador, a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), em 2019 “a empresa privada não conseguiu cumprir nem um. As justificações avançadas publicamente pela administração dos CTT, desresponsabilizando-se por estes resultados, não podem ser, sequer, consideradas sérias”.

Armindo Silveira, vereador BE

Na mesma linha, Armindo Silveira, referiu que “neste contexto já nem se coloca a questão de solicitar ao executivo municipal que questione a administração dos CTT, pois o que é fundamental é saber se o Governo pondera a nacionalização dos CTT”, e vai mais longe nesta declaração: “Se não, se pretende vir a ter capacidade de decisão ao nível da gestão executiva da empresa e para isso o Grupo Parlamentar do BE já endereçou no passado dia 23 de abril as necessárias perguntas”.

Armindo Silveira, vereador BE

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara de Abrantes, revelou que nesse mesmo dia, 9 de junho, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) tinha abordado esta questão porque não é um problema exclusivo de um concelho, ou localizado num determinado ponto. Nesse sentido, indicou, a própria CIMT vai apresentar uma reclamação formal junto da ANACOM, devido aos atrasos na entrega da correspondência. Disse o presidente da Câmara de Abrantes que esta é uma situação que tem mais peso através da CIMT do que através de uma reclamação ou posição individual de um autarca.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CMA

 

Quanto à greve desta sexta-feira, Esta é a segunda greve dos trabalhadores dos Correiosde Portugal em duas semanas (a última aconteceu em 29 de maio), sendo que o pagamento do subsídio de refeição em cartão foi o motor desta greve, a que se junta a reivindicação por "melhores condições de trabalho", o protesto contra a "desorganização da empresa" e o "congelamento salarial", entre outros pontos.

Em comunicado, os CTT antecipam que, "de um modo geral no país, os efeitos da greve sejam pouco sentidos, com a eventual ocorrência de constrangimentos localizados em áreas específicas", referindo que "têm articulado um plano de contingência no sentido de evitar, em caso de necessidade, problemas na sua operação na defesa da prestação e qualidade do serviço junto dos nossos clientes".

Na última paralisação, em 29 de maio, segundo o sindicato, mais de 70% dos trabalhadores dos CTT estiveram em greve contra o congelamento salarial e o pagamento do subsídio de refeição em cartão, mas a empresa situou a adesão em 18,5%.