Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Autarca abrantina afirma que “Abrantes quer ser a capital do azeite”

9/03/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A partir desta sexta-feira, dia 10 de março, até ao próximo domingo, es­pe­ci­a­listas por­tu­gueses e es­pa­nhóis da fi­leira do azeite vão estar em Abrantes para a IV edição do En­contro Ibé­rico do Azeite.

Durante os três dias, o Castelo de Abrantes será palco para o Fórum do Azeite, com entrada livre, onde o público em geral poderá tomar contacto com as diferentes vertentes da utilização do azeite - gastronomia, saúde, cosmética, turismo. A par dos vários espaços expositivos, estarão ainda disponíveis workshops, showcooking e atividades de animação.

Por sua vez, no cineteatro São Pedro decorrerá o Simpósio Técnico, com a pre­sença dos es­pe­ci­a­listas da área, onde serão de­ba­tidas vá­rias te­má­ticas sobre o azeite.

Em declarações à Antena Livre, Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM de Abrantes, disse que durante três dias vai ser possível contar “com a promoção daquilo que é nosso ouro, que é o azeite. Um produto de excelência que faz a tradição em Abrantes. Uma tradição que queremos incentivar para que possa crescer, como tem vindo acontecer nos últimos anos e a promover o nosso concelho, região e o país nos mercados internacionais, começando como é evidente pelo mercado interno”.

Sobre a IV edição do En­contro Ibé­rico do Azeite, a presidente disse que vão acontecer “um conjunto de iniciativas, nomeadamente aquilo que diz respeito ao seminário técnico e também um conjunto de workshops e mostras”. Durante o certame, acontecerão mostras “sobre o azeite, a oliveira, a tradição e sobre as oportunidades que este setor apresenta para o desenvolvimento económico do nosso concelho, região e país”.

“Abrantes quer ser a capital do azeite, tendo por base um trabalho conjunto com as restantes regiões do nosso país e com Espanha, nesta vertente ibérica, de valorização de um produto endógeno tão importante, que queremos afirmar e valorizar”, reforçou Maria do Céu Albuquerque.

Segundo a informação do Município, a entrada e participação nos workshops carece de inscrição em www.azeite.cm abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/9-uncategorised/583-forum.   Também, o Simpósio Técnico carece de inscrição em www.azeite.cm-abrantes.pt/index.php/pt/simposio-tecnico.

O En­contro é or­ga­ni­zado pela Câ­mara Mu­ni­cipal de Abrantes e tem sub­ja­cente uma Co­missão Or­ga­ni­za­dora na qual se en­con­tram re­pre­sen­tados di­versos agentes go­ver­na­men­tais e não-go­ver­na­men­tais que in­tervêm na fi­leira do Azeite.

Todas as informações sobre o evento estão disponíveis em  http://www.azeite.cm-abrantes.pt.