Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Sociedade

App Rotas de Mação Mobile já está disponível

19/05/2021 às 09:40
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A nova aplicação das Rotas de Mação já está disponível e pode ser instalada de forma gratuita a partir da Loja On line (Store) na Play Store/Apple Store.

Deve pesquisar por Rotas de Mação e instalar. A partir daí, tem acesso a tudo o que tenha a ver com tracking, check-in, segurança e monitorização dos utilizadores. Para além do sistema de segurança, a app destina-se à consulta e navegação das Rotas de Mação.

A App será desenvolvida para os sistemas operativos Android e IOS.

 

Em modo offline

A app funciona online, mas tem opções de modo offline. O utilizador pode fazer download de cada rota, que permite a visualização da rota em modo offline. Este consegue ver a sua localização no mapa em relação ao traçado da rota, apesar do fundo do mapa não poder ficar offline.

A Aplicação Mobile tem os seguintes requisitos:

• Idiomas (PT,EN);

• Consulta das Rotas de Mação;

• Visualização em mapa nativo online;

• Check in: requer login (nome, email, password e contacto pessoal)

• Check out: botão que regista “atividade concluída”;

• Monitorização em tempo real dos pedestrianistas que pretendem ser “acompanhados” para segurança, no momento do check in;

 

No menu são apresentadas as principais opções da app. Entradas no menu previstas para app:

• Rotas de Mação (lista de percursos que dá acesso ao detalhe da rota - mostra percurso)

• Pesquisa (pesquisa de Pontos de Interesse (POI))

• Notificações

• Registo/ Login

• Sobre

 

A seguir ao splashcreen, a entrada da app é composta pela lista das Rotas de Mação. Ao selecionar uma rota abre o respetivo detalhe. Neste ecrã é também apresentado o botão dos filtros da lista, por localidade e pesquisa por nome.

 

Detalhe da ROTA

No detalhe de cada Rota, é apresentado o mapa com o traçado da rota desenhado, com a mesma informação do detalhe no website: o desenho do traçado assinalando a parte do trajeto que tem socorro a pé e a parte do trajeto que tem socorro por meios 4x4. Sobre o trajeto são mostradas as balizas de socorro (check points), POIs e alertas associados. Neste mapa pode-se ligar e desligar os POIs e os alertas no mapa. No trajeto é assinalado o ponto de início e o ponto de fim com um marcador específico, que ao clicar mostra a respetiva identificação.

 

Check Points

As balizas de socorro são os Check points e são apresentados no mapa em forma de marcador. Ao selecionar abre Caixa com identificação da baliza de socorro.

Existem 2 tipos de balizas de socorro: meios terrestres e meios aéreos.

 

Alertas

Os alertas são apresentados em forma de marcador sobre o mapa, ao selecionar abre caixa com o descritivo do alerta.

 

O que visitar

Para cada rota, são associados Pontos de Interesse (POI) que sejam pontos de visita ao longo do percurso. Estes são apresentados em forma de marcador sobre o mapa, que ao selecionar abre caixa com a identificação do POI, categoria e foto, com link para o respetivo detalhe.

 

Check in

O Check in é relativo a cada rota e, como tal, está disponível no respetivo detalhe. Esta funciona para utilizadores registados. Caso este não tenha registo ou login feito, é encaminhado para o registo. Caso tenha login feito, este prossegue para o passo seguinte: quando se acede ao check in, a primeira coisa a visualizar será uma nota explicativa desta funcionalidade e informação que salvaguarda a proteção dos dados da pessoa.

É com o check in feito que se inicia a monitorização em tempo real dos utilizadores que pretendem ser “acompanhados” para a sua segurança. Esta funcionalidade só será possível enquanto o telefone se encontrar num raio de 200 metros da rota, de forma a minimizar falsos check in.

Todas as pessoas com check in feito recebem os alertas criados: notificações.

O check in é feito para cada Rota e é composto pelo seguinte formulário:

- Quero ser monitorizado ao longo do percurso e, para tal, aceito os termos e condições apresentados ("termos e condições" permitem aceder à explicação): SIM (coloca visto) NÃO (coloca visto).

Se sim: iniciar registo automático da localização do utilizador;

Se não, não prossegue no check in.

- Para sua segurança e dos outros, indique se vem acompanhado.

 

Check out

Botão que regista “atividade concluída”. Este botão aparece no detalhe da rota, enquanto o check in está ativo e deve ser acionado pelo utilizador assim que concluir a rota para deixar de ser monitorizado.

Caso tenha decorrido 30 minutos após a hora prevista de conclusão, a app recebe uma notificação a alertar o utilizador que não fez o checkout.

Uma vez que o utilizador se afaste mais de 200 metros da linha do percurso, a app lança aviso "Pretende efectuar o check out do percurso?" Sim/Não

 

Classificação

Depois de o utilizador fazer o check out, perguntar: Como classifica a sua experiência na Rota percorrida? Excelente, Muito boa, Agradável, Fraca, Muito má

Envie as suas observações e comunique o estado da Rota, caso tenha encontrado alguma situação que necessite de manutenção (formulário de contacto, para o endereço de email: geral@rotasdemacao.pt).

 

Botão SOS

O botão SOS estará sempre visível no detalhe da rota, fixo no ecrã para que esteja acessível e ficará ativo após o utilizador tiver feito o Check in nessa rota.

Ao carregar esse botão, vai emitir um alerta que fica registado no backoffice (com coordenada da localização do utilizador e rota que está a fazer) na monitorização e é enviado um email para geral@rotasdemacao.pt, backoffice de notificação do pedido de ajuda. Também mostra um botão para ligar ao 112.

Na Pop Up (Caixa) tem também um botão para cancelar caso tenha sido um falso alarme. O lançamento da Pop Up (Caixa) é acompanhado com o vibrar/ som do telemóvel, para levar a que o utilizador veja a Pop Up (Caixa).

 

Intervenientes no Socorro:

- Proteção Civil Municipal

- Bombeiros Voluntários de Mação

- Guarda Nacional Republicana – Posto territorial de Mação

 

Política de Privacidade

Consultar: https://www.rotasdemacao.pt/pt/politica-privacidade-app-rotas-de-ma%C3%A7%C3%A3o/