Pesquisar notícia
sexta,
24 set 2021
PUB
Sociedade

Antena Livre 40 anos - A Rádio não para. A rádio não pode parar!

6/02/2021 às 10:43
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Falar da Rádio em Portugal sem falar da Antena Livre é praticamente impossível já que foi a primeira rádio local do país com emissões regulares, tendo, no entanto, já acontecido emissões pontuais pelas Rádio Juventude e Rádio Imprevisto no final dos anos 70, nos subúrbios de Lisboa. Eram as chamadas rádios pirata já que, à luz da legislação da altura, eram ilegais.

Por esses tempos, os meios técnicos disponíveis eram parcos. A tecnologia era pouca, cara e pouco diversa.
Improvisavam-se microfones e mesas de mistura. Dos emissores em caixas de madeira e dos gira-discos de trazer por casa, hoje, já quase ninguém se lembra.
Felizmente a tecnologia de lá até aos dias de hoje evoluiu de forma extraordinária.
Hoje a rádio é totalmente info dependente. Precisa de servidores, de computadores, de plataformas digitais de comunicação in loco e à distância e, claro, da internet.
Toda esta tecnologia colocada à nossa disposição permitiu-nos alcançar coisas fantásticas.
Permitiu a descentralização da Rádio!
Hoje podemos fazer rádio de qualquer parte do mundo como se estivéssemos no estúdio. E, se dúvidas houvesse, a pandemia que nos assola por esta altura, colocou-nos precisamente esse desafio. O de ter de fazer rádio mesmo em confinamento.
A Rádio não para. A rádio não pode parar!
E por isso mesmo foi a tecnologia que nos permitiu, em tempo record, colocar jornalistas e animadores a fazer rádio de casa. Sim, de casa, como se estivessem ali, no estúdio de todos os dias. Bastou juntar tecnologia informática, internet e muito trabalho de quem, como eu, sendo o responsável pelos meios técnicos e digitais do grupo MediaOn, teve a responsabilidade de fazer acontecer.
Com um novo Centro Emissor, com a remodelação do parque informático e a aquisição de novo equipamento de estúdio a acontecer em breve, posso, da parte que me toca, dizer que, dando seguimento aos 40 anos que agora comemoramos, estamos em condições de afirmar que os próximos 40 estão garantidos no que toca a manter e a elevar a qualidade da nossa emissão, proporcionando, ao mesmo tempo, melhores condições técnicas de trabalho aos profissionais que todos os dias dão a voz e criam a alma da nossa Antena Livre.
Parabéns!


Carlos Aparício – Responsável pelos meios técnicos e digitais do Grupo MediaOn