Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sociedade

Almourol Land - A nova empresa que aposta no turismo familiar e em grupos

30/05/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Castelo de Almourol (Créditos: Antena Livre)

Potenciar o turismo e as ofertas em torno do Castelo de Almourol e de Tancos, na água ou em terra, é um dos pontos de partida para a apresentação da Almourol Land, uma nova empresa que está a nascer para trabalhar na oferta turística da região.

Na apresentação pública Jorge Escarameia explicou, de forma simples, que a Almourol Land, pretende ser mais que uma empresa que aluga equipamentos ou barcos. Pretende oferecer experiências para a família, com pacotes familiares para as atividades na água, para caminhadas ou paras as aulas, em várias modalidades, que vão disponibilizar. Depois pretendem ter nas unidades hoteleiras da região os parceiros. “Quereremos ser uma parte dessas unidades, fazendo parte das suas ofertas”, disse o mentor, acrescentando que pode ser uma mais-valia.

Jorge Escarameia revelou que o objetivo da Almourol Land é criar parcerias com hotéis no sentido de fixar aqui os turistas. E acrescentou que pode ir, por exemplo, a uma refeição templária ou atividades ligadas à história desta região, também ela intimamente ligada aos Templários. Ou não tivesse sido o Castelo de Almourol uma fortaleza Templária.

Depois há a possibilidade de haver batismos de voo, na ligação, também ela carregada de história, com os paraquedistas.

Jorge Escarameia realçou a importância de ter lançado o projeto para começar a faturar. Já estaria no terreno se não fosse a pandemia. E diz que depois, numa segunda fase, haverá a busca de programas que possam financiar a aquisição de equipamentos. Será uma fase posterior e que potenciará o salto da Almourol Land.

Jorge Janeiro revelou que o plano de investimentos assentou numa primeira fase com pouco investimento e depois, em abril, avançar com o projeto mais pesado, financeiramente. “Mas depois aconteceu isto e tivemos de adiar”.  Portando indicou que a primeira fase pode andar e para a segunda há a necessidade de encontrar programar que ajudem a financiar o projeto. E ainda mostrou a disponibilidade para com o seu avião monomotor fazer os batismos de voos.

Os preços são acessíveis e as inscrições já podem ser feitas em almourolland.pt, onde a empresa disponibiliza um conjunto de informações sobre a sua atividade.

Aulas de Yoga, Treino Funcional, Tai Chi, Meditação e Hip Hop são as modalidades que o projeto Almourol Land tem como oferta ao público. Neste sentido, apesar das limitações de atividades de ar livre ou com muitas pessoas, foi feita uma apresentação pública digital, através de sistema de videoconferência. Foi uma demonstração feita pelos instrutores ou professores de cada uma destas modalidades.

Na apresentação que fazem do projeto na plataforma digital, a Almourol Land resulta de uma ideia apresentada a um concurso de ideias de negócios, promovido pela GAL ADIRN (Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte) e pela CIMT (Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo). Neste momento a empresa está a ser incubada, ou seja, está a ser apoiada na StartUp Torres Novas.

António Campos, representante do Nersant, a associação empresarial do distrito de Santarém, vincou a importância destes projetos em tornos do Viver o Tejo que a sua estrutura lançou, já lá vão uns anos. António Campos revelou ainda a necessidade de poder haver mais ofertas turísticas fortes para juntar ao grande porto turísticos que é o Santuário de Fátima.

O representante do Nersant realçou ainda a necessidade de ter um bom plano de negócios para poder aceder a alguns programas e plataformas de apoio financeiro para o projeto. Por outro lado, deixou a ideia que é preciso que os projetos possam abarcar aquilo que é um todo da região e não apenas cada um fazer o seu caminho por si. E adiantou ainda que a plataforma digital “Viver o Tejo” continua a mostrar algumas atividades que se desenrolam nestes territórios.

O projeto Almourol Land está a ser acompanhado e apoiado pelo gabinete do empreendedorismo.

Nesta pequena apresentação a empresa é constituída por uma equipa de profissionais com formação em diversas áreas. O objetivo principal é o do aproveitamento dos recursos naturais da zona envolvente do Almourol e relevar o seu potencial turístico.

Ao todo, as atividades da Almourol Land englobam cinco áreas distintas: o ar, a terra, a água, cultura, web.

Em cada uma destas grandes áreas a Almourol Land tem já as suas experiências perfeitamente elencadas. No ar aponta a experiências de para-quedismo e passeio de avião. Na terra vão ser atividades pedestres e de orientação, caminhadas, btt, ciclo turismo, experiências que permitem a descoberta do património, jogos populares e tradicionais, rotas temáticas (rota dos templários) e ginásio ao ar livre.

Já nas atividades da água apontam-se os passeios fluviais turísticos no rio Tejo (em Tancos) enquanto que na cultura pode vir a criar eventos musicais, teatros, venda de áudio guias para o castelo de Almourol, workshops. Haverá ainda a componente web que vai sempre, mesmo que que as atividades voltem a realizar-se presencialmente.