Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Sociedade

Abrantes tem duas medalhas olímpicas das 28 conquistadas por Portugal

6/08/2021 às 10:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ainda com os Jogos Olímpicos de Tóquio em curso, depois de Pedro Pichardo ter conquistado o ouro no triplo salto masculino, naquela que é a melhor participação de sempre de Portugal, um motor de pesquisa de casas de férias foi saber quais as cidades portuguesas com mais medalhas nos jogos olímpicos.

E Abrantes está na posição seis com Santarém a ocupar o nono lugar.

De acordo com os dados divulgados pela página Holidu Lisboa lidera esta lista com 20 medalhas, seguindo-se Viseu, Porto, Penafiel, Viana do Castelo e Abrantes, com duas medalhas cada.

Abrantes aparece em sexto lugar, com duas medalhas de bronze. O cavaleiro Luís Mena e Silva foi um dos grandes responsáveis pelas marcas que Abrantes deixou no desporto mundial. Conseguiu duas medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936 e Londres em 1948, juntamente com a sua equipa e o cavalo fossette.

Em 1936, em Berlim, Luís Mena Silva, Domingos Coutinho e José Beltrão conquistaram nas provas de saltos a medalha de bronze e Luís Mena Silva haveria de repetir o feito em 1948 em Londres, na modalidade equestre de ensino por equipas com Fernando Paes e Francisco Valadas.

Luís Falcão de Mena e Silva nasceu em Abrantes em 24 de janeiro de 1902, seguiu a carreira militar até ao posto de Coronel.

Participou em três olimpíadas, duas por equipas, com medalhas de bronze, e uma a título individual, onde ficou na 17.ª posição.

Até agora Portugal conquistou 28 medalhas em Jogos Olímpicos (cinco de ouro, nove de prata e 14 de bronze) sendo que as mais recentes de Tóquio apontam a um outro no triplo salto masculino (Pedro Pichardo), uma prata no triplo salto feminino (Patrícia Mamona) e dois bronzes em Judo (Jorge Fonseca) e em canoagem K1 1000 (Fernando Pimenta).