Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: RAME comemora 2º aniversário com “confiança no futuro” (COM ÁUDIO)

20/11/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), unidade da Componente Operacional do Sistema de Forças Nacional, foi criado em 1 de novembro de 2016.

Durante o mês de novembro celebra-se o segundo aniversário da sua criação e estão a ser levadas a cabo várias iniciativas. Esta terça-feira, 19 de novembro, teve lugar a Cerimónia Militar de Comemoração do 2º Aniversário do Regimento de Apoio Militar de Emergência, que decorreu no Quartel de S. Lourenço. A Cerimónia foi presidida pelo Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira.

No seu discurso, o Comandante do RAME, Coronel de Artilharia César dos Reis, começou por afirmar que “dois anos, na vida de uma Unidade, é um tempo demasiado curto”. Contudo, “há nos que, pela sua intensidade e pelo seu significado, marcam a evolução de uma Unidade e revelam a sua matriz identitária”. O Comandante realçou o papel central da Unidade ao nível do Apoio Militar de Emergência e afirmou que procuram “respostas possíveis na conjuntura de cada momento , tendo sempre presente o futuro que pretendemos construir”.

O Coronel César dos Reis falou do início deste segundo ano de existência do RAME, dizendo que “ficou marcado pela definição de dois eixos de intervenção para o desenvolvimento do Apoio Militar de Emergência. Primeiro, relativo à ampliação das capacidades que lhe estão exclusivamente dedicadas. (…) O segundo, relativo ao reforço dos equipamentos de duplo uso das diferentes Unidades do Sistema de Forças”. Relativamente ao reequipamento dos militares, com equipamentos de proteção individual e ferramentas manuais para as ações de rescaldo, “o processo ficou concluído durante o primeiro semestre”.

No que diz respeito à formação, o Comandante revelou que, durante os primeiros quatro meses do ano, “mais de 1300 militares do Exército e da Marinha frequentaram o RAME no Curso de Especialização em Rescaldo e Vigilância Ativa pós incêndio. De igual modo, os miliatres do Destacamento de Engenharia do Exército e da Força Aérea tiveram aqui a sua formação em máquinas de rasto e combate aos incêndios florestais. Já na última semana de setembro, estagiaram connosco os Cadetes, alunos do 4º ano dos cursos do Exército, da GNR e da Academia Militar”.

Comandante do RAME, Coronel de Artilharia César dos Reis

O Comandante do RAME falou deste último ano que considerou “intenso” ao nível da atividade operacional, destacando o apoio dado nos incêndios rurais e nos efeitos da tempestade Leslie. “De norte a sul do país, de meados de maio até ao início de novembro, militares de 30 Unidades, num total de cerca de 17 mil empenhamentos, apoiaram as populações de 165 concelhos, contribuindo para a defesa e salvaguarda dos portugueses e dos seus bens”, realçou.

César dos Reis destacou ainda a melhoria das condições de trabalho e de bem-estar no Regimento de Apoio Militar de Emergência em prol “dos militares que tenho o enorme orgulho de comandar e que tudo merecem”.

Confiança no futuro da Unidade foi a mensagem deixada pelo Comandante do RAME, Coronel de Artilharia César dos Reis, no discurso que celebrou o 2º Aniversário do Regimento.

A cerimónia de aniversário contou ainda com o Juramento de Bandeira do 7.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2018, constituído por 54 soldados recrutas (13 femininos e 41 masculinos) incorporados no RAME.

Como últimos eventos comemorativos do aniversário do RAME, vai realizar-se esta sexta-feira, 23 de novembro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal António Botto um encontro sobre “A Presença Militar em Abrantes” e, pelas 21H30, no auditório da Escola Manuel Fernandes, um Concerto da Orquestra Ligeira do Exército (OLE).

 

OUÇA AQUI: