Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Abrantes: Parque Tejo inaugura exposição sobre os “Grandes Carnívoros”

17/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A exposição ‘Coexistir com os grandes carnívoros: O Desafio e a Oportunidade', mostra que integra o projeto Boas Práticas para a Conservação do Lobo em Regiões Mediterrânicas, foi hoje inaugurada no Parque Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo.

Na inauguração, que decorreu ao início da tarde, Manuel Jorge Valamatos, vereador na Câmara Municipal de Abrantes, agradeceu ao Grupo Lobo, parceiro da exposição, adiantando que é intuito do Município trazer várias crianças das escolas do concelho a visitar a mostra, bem como disse esperar que os adultos também se interessem pelo tema exposto.

A exposição centra-se na coexistência entre os grandes carnívoros europeus e as comunidades humanas, e tem por objetivo "promover o interesse do público sobre o tema e sobre o caminho a seguir numa Europa humanizada".

Crianças do 1º ano de escolaridade visitaram a exposição  

Em declarações à Antena Livre, Sílvia Ribeira, do Grupo Lobo, referiu que a exposição é constituída por “vários painéis que dão a conhecer melhor as quatro espécies de carnívoros europeus que estão ameaçados, portanto a sua biologia, a relação com o homem”, etc.

A responsável adiantou que “em colaboração com o Parque Tejo, mediante as atividades que estão a decorrer, com o trabalho que tem sido feito pelas escolas, desenvolvemos algumas atividades com as crianças para dar a conhecer as espécies ibéricas de carnívoros”.

Por sua vez, Isabel Ambrósio, também do Grupo Lobo, fez um balanço positivo do dia, onde salientou a boa adesão das crianças ao assunto apresentado.

“As crianças têm estado a aderir bem a esta exposição e às atividades que lhes são propostas. Têm estado divertidas, a fazer as atividades e os resultados são muito positivos. O lobo e o lince ibérico, elas identificam claramente e têm algum conhecimento sobre estes animais”. No entanto, “acabam por descobrir coisas que não conheciam, por isso é importante este tipo de ações”.

As responsáveis referiram que o Grupo Lobo tem um Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, que fica situado em Mafra, onde estão animais em cativeiro. Isabel Ambrósio explicou que a visitação ao centro permite que as pessoas possam encontrar “o lobo como estivesse em liberdade”, como também ajuda a “desmistificar o lobo junto do público em geral, porque ali os lobos não nos vêm atacar, até têm medo do homem”.

Com entrada gratuita, a exposição ‘Coexistir com os grandes carnívoros: O Desafio e a Oportunidade' vai estar patente no Parque Tejo até 31 de maio.

António Mor, presidente da Assembleia Municipal, Sílvia Ribeiro, do Grupo Lobo, Manuel Jorge Valamatos, vereador, Luís Alves, presidente da Junta de Freguesia de Rossio e Luís Dias, vereador