Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Sociedade

Abrantes: Orçamento Participativo está de regresso

8/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município de Abrantes volta a apostar em mais uma edição do Orçamento Participativo (OP).

A Câmara Municipal de Abrantes vai disponibilizar, para esta terceira edição do OP, 350 mil euros, tal como nos anos anteriores. Contudo, “cada proposta não poderá ultrapassar os 100 mil euros (incluindo IVA)”, afirmou João Caseiro Gomes, vice-presidente da Câmara Municipal.

“Queremos ter vários projetos, nas várias localidades e balizamos com este valor para que não haja um projeto que possa absorver todo o valor” alocado ao OP, explicou o vice-presidente.

Este ano, o OP de Abrantes vai estar disponível à participação de todas as pessoas a partir dos 16 anos de idade, sendo que nos anos anteriores a votação/participação estava restrita a partir dos 18 anos.

“Nas edições do OP que já ocorreram, a participação dos jovens, ao contrário do que estávamos à espera, tem sido bastante diminuta. Temos tido imensas pessoas na faixa etária dos 40 aos 60 anos, ou superiores a 65 anos, a participar e não tanto os jovens e daí abrangermos uma faixa etária maior”, fez notar o autarca.

As Assembleias Participativas, que vão decorrer há semelhança do ano anterior pelas freguesias do concelho, decorrerão a partir do dia 14 de maio. Assim, na próxima segunda-feira, às 18h00, as primeiras Assembleias Participativas acontecem na Junta de Freguesia de Mouriscas e no Pólo do Rossio ao Sul do Tejo da União de Freguesias de Rossio ao Sul do Tejo e S. Miguel do Rio Torto.

As apresentações das propostas decorrerão de 14 maio a 15 de junho, seguindo-se a análise das mesmas.  Já o processo de votação do OP decorre de 10 de agosto a 15 de setembro.

As propostas poderão ser apresentadas até 15 de junho, em https://abrantes360.cm-abrantes.pt, nas Assembleias Participativas, na Biblioteca Municipal António Botto, na Biblioteca Itinerante de Abrantes (BIA), no Serviço de Atendimento Geral (Praça Raimundo Soares) e no Espaço Jovem de Abrantes (Largo Ramiro Guedes). 

No ano de 2017, a freguesia do Pego foi a grande vencedora do OP. O primeiro classificado foi o projeto “ Ringue para Todos”, o segundo classificado foi a “Casa Típica do Pego”, e no terceiro lugar ficou o projeto “Circuito de manutenção e zona de lazer à entrada do Pego”.

Recorde-se que no OP podem “participar, com a apresentação de propostas ou na votação das que forem selecionadas, todos os cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos, quer sejam estudantes, empresários ou trabalhadores, naturais ou residentes no concelho de Abrantes”, lê-se na informação do Município.

Todas as informações sobre o OP estão disponíveis em: http://cm-abrantes.pt/index.php/pt/component/content/article/9-uncategorised/706-orcamento-participativo

O OP vai ter um Facebook específico, cujos conteúdos podem ser acompanhados em: https://www.facebook.com/OPAbrantes2018/

Calendário de Assembleias Participativas:

15 de maio // 18:00 // Pólo de Alvega da União de Freguesias de Alvega e Concavada

15 de maio // 18:00 // Junta de Freguesia de Bemposta

15 de maio // 21:00 // Junta de Freguesia do Pego

15 de maio // 21:00 // Pólo de S. Facundo da União de Freguesias de S. Facundo e Vale das Mós

16 de maio // 18:00 // Junta de Freguesia de Martinchel

16 de maio // 18:00 // Associação da Carreira do Mato

16 de maio // 21:00 // Junta de Freguesia de Rio de Moinhos

16 de maio // 21:00 // Junta de Freguesia de Carvalhal

 17 de maio // 18:00 // Pólo de S. Vicente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede