Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: Joaquim Melo dos Santos é o novo presidente do Rotary Club (C/ ÁUDIO)

5/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Rotary Club de Abrantes procedeu à cerimónia da Transmissão de Tarefas, “uma das mais significativas de cada ano rotário”. Após um ano de liderança de José Guilherme Moura Neves, cabe agora a Joaquim Melo dos Santos assegurar a continuidade e liderança das atividades do Clube.

No discurso de saída, José Guilherme Moura Neves falou de “mais um ano rotário que agora chega ao fim, mais uma volta que a nossa roda deu, mais um ciclo que se fechou”.

O presidente cessante lembrou que “iniciei o meu mandato há um ano atrás sabendo que teria uma árdua tarefa pela frente e um peso nos meus ombros de comandar os destinos do Rotary Club de Abrantes, sem deixar que o Clube abrandasse ou esmorecesse e foi isso que tentei fazer ao longo destes 370 dias de presidência.

José Guilherme Moura Neves confessou que “quando iniciei este mandato sabia que trabalho não faltaria, que me teria de empenhar e estimular o Clube para atingirmos juntos os objetivos que nos propúnhamos alcançar. Não sabíamos é que abruptamente o nosso Ano Rotário seria interrompido a pouco mais de meio e que, de um dia para o outro, teríamos de nos reinventar, de delinear novas estratégias e novas ações para estarmos à altura das respostas a dar aos novos desafios”.

O presidente cessante fez depois o balanço das atividades do Clube:

José Guilherme Moura Neves terminou afirmando que “dei de mim antes de pensar em mim e termino o meu ano de consciência tranquila que fiz o que pude e consegui, com a ajuda de todos os Companheiros”. Terminou depois com um “valeu a pena!”

O presidente que agora assume os destinos do Rotary Clube de Abrantes é Joaquim Melo dos Santos que começou por revelar “alguma preocupação e uma imensa alegria e vontade de trabalhar invadem os nossos pensamentos. Preocupação, por causa das expectativas criadas aquando do início de um novo mandato na presidência de um Clube Rotário; alegria e vontade de trabalhar porque sentimos que poderemos contribuir para que o Movimento Rotário possa ver na nossa terra a solidificação dos seus nobres princípios, dos seus objectivos e dos seus valores”.

O presidente entrante deu depois “algumas explicações prévias, da enumeração de alguns objetivos e itens programáticos e da afirmação das intenções e do compromisso tomado”:

Joaquim Melo dos Santos terminou a citar William Shakespeare com a frase “aprendi que as oportunidades nunca são perdidas, alguém vai aproveitar as que você perdeu”.

Presente na cerimónia esteve o presidente da câmara Municipal de Abrantes. Manuel Jorge Valamatos começou por agradecer aos jovens rotários e a “desejar a melhor ação possível”.

“Foi um orgulho perceber a persistência e o dinamismo (…) mas também o empenho da sua equipa, ação que expressa o trabalho dos dirigentes que têm passado neste clube, na ação social mas também na vertente da formação que possibilita aos jovens, muitas vezes um trabalho despercebido mas muito importante e relevante”, disse o presidente da Câmara de Abrantes, dirigindo-se a José Guilherme Moura Neves.

Em relação a Joaquim Melo dos Santos “que conheço desde pequenino”, Manuel Jorge Valamatos disse ter “uma grande expetativa” e demonstrou disponibilidade “para continuarmos a fazer este trabalho em conjunto”.

Na habitual entrega de pin’s do Rotary, nesta cerimónia foram ainda emblemadas três Interactistas e o rotário António Belém Coelho que recebeu o galardão Paul Harris, que reconhece pessoas que fazem doações de 1000 dólares à Rotary Foundation.

 

Gonçalo Simões e Beatriz Fontes são os novos presidentes do Rotaract e Interact

Nesta cerimónia foi ainda feita a Transmissão de tarefas do Interact Club de Abrantes e do Rotaract Club de Abrantes. Os clubes contam também com novos Conselhos Directores que ficaram assim definidos:

Interact Club de Abrantes – Conselho Diretor 2020-21
Beatriz Fontes (presidente);
Sara Proença (past presidente);
Mariana Claro (vice-presidente);
Maria Estrada (secretária);
Margarida Galinha (tesoureira);
Joana Grácio (diretora de protocolo);



Rotaract Club de Abrantes – Conselho Director 2020-21
Gonçalo Simões (presidente);
Carolina Peres (past presidente);
Carolina Simões (vice-presidente);
Joana Ferreira (secretária);
Leonor Falcão (diretora de protocolo);

A cerimónia da Transmissão de Tarefas dos três Clubes Rotários realizou-se na sede do Club, no edifício da antiga escola Dr. Francisco Figueiredo, nas Barreiras do Tejo. Tratou-se de um ato muito restrito, também transmitida por videoconferência.