Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Abrantes: Espaços públicos são devolvidos à comunidade

12/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Plátanos

Durante o presente mandato, a União de freguesias de Abrantes e Alferrarede levou a cabo um conjunto de requalificações e intervenções em diversos espaços públicos da freguesia. As intervenções prenderam-se sobretudo com a instalação de parques infantis, equipamentos de fitness, grelhadores comunitários e a melhoria de alguns espaços verdes. Para além desta intervenção nas urbanizações, foram ainda colocados 12 abrigos de passageiros espalhados pela freguesia.

Os parques infantis contam com um escorrega, um baloiço duplo e uma mola, com caixa de areia devidamente vedada. Já os equipamentos de fitness são cerca de 6 seis e estão instalados em vários locais. O investimento total da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Abrantes, totaliza cerca de 63.500 mil euros.

O Jornal de Abrantes percorreu alguns dos locais intervencionados na companhia de Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, e de João Marques, secretário. No decorrer da viagem ficámos a conhecer o que foi realizado e o que ainda está perspetivado em termos futuros. Começámos na urbanização dos Plátanos e fomos ouvindo e questionando Bruno Tomás.

Plátanos

Esta ideia tem por base uma estratégia que temos levado a cabo e que tem a ver com as nossas zonas residenciais com mais densidade populacional, para fomentar a boa vizinhança e ao mesmo tempo a promoção da atividade física. Daqui a muitos anos, queremos ter aqui uma dúzia de equipamentos deste género onde as pessoas possam ter espaços como estes para poderem fazer o seu exercício físico.

Nos Plátanos, os equipamentos fitness vêm complementar algo que já existia que é o parque infantil. Deste espaço já nos chegou algum feedback positivo, pelo simples facto de já nos terem pedido que fosse colocado junto aos equipamentos outro estilo de pavimento. Um pavimento emborrachado por forma a ser mais agradável na prática da atividade.

Os utentes do centro de dia de Alferrarede têm começado a apoderar-se deste espaço onde têm feito as suas aulas de educação física. Para eles foi ótimo, na medida que é só atravessar a rua”.

Santa Luzia

“Neste espaço adquirimos duas balizas, requalificámos o ring, colocámos o parque infantil, comprámos a mesa de ping pong anti vandalismo e só falta o grelhador comunitário. Os espaços verdes foram requalificados pela Câmara que assumiu os trabalhos do início ao fim.

É um espaço que vai ficar muito bonito quando tudo estiver concluído. Foram os moradores que nos sensibilizaram e o próprio ato inaugural vai ser pensado com eles”.

Condoal

“Em colaboração com a Câmara abatemos algumas árvores que aqui se encontravam que já estavam a prejudicar a infraestrutura dos prédios. Quando mandámos as árvores a baixo percebemos que tínhamos de devolver este espaço às pessoas.

Fizemos um parque infantil, um parque de máquina fitness e requalificámos o mobiliário urbano. Hoje, as crianças podem brincar à vontade, sendo que é um espaço dentro de uma urbanização.

Do lado oposto às arcadas queremos ainda criar uma pista de bicicleta onde os mais pequenos possam fazer alguns saltos. Uma pista devidamente sinalizada e com condições. Ainda vamos instalar uma mesa de ping pong anti vandalismo”.

Encosta da Barata

“Em frente ao Bloco L já existia um espaço e os moradores desse Bloco queriam que o mesmo fosse reabilitado. A Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e os moradores juntaram-se e reabilitaram o espaço, tornaram-no mais digno. Instalámos um grelhador comunitário com um ponto de água. Hoje, é um lugar onde existem convívios sobretudo no verão. Se há bom exemplo onde as coisas podem acontecer com o esforço de todos este é um bom exemplo. Já nos chegou mais pedidos de outros Blocos para a instalação de mais grelhadores comunitários e pelo menos iremos instalar mais um.

 Sabemos que a Câmara Municipal vai avançar com a requalificação do parque infantil da urbanização e temos garantia que até ao final do mandato essa necessidade vai ser uma realidade”.

Alferrarede

Foi das primeiras intervenções que fizemos. As pessoas do bairro dos Sargentos já vinham a dizer há muitos anos que aquela bolsa de pinhal em frente ao pólo da junta deveria de ser utlizada. O que fizemos foi instalar um grelhador comunitário com um ponto de água e duas mesas.

De referir que estes pontos são assumidos pela Junta ao nível do pagamento da fatura da água e temos atenção aos consumos. Registamos o civismo que tem existido nesse aspeto. Hoje, o espaço além de ser servido pelas pessoas do bairro é ainda utilizado por quem passa”.

AquaPolis Norte

“É um espaço requalificado, que já tem algumas valências como um parque infantil, um poli desportivo, etc. Mas entendemos que devíamos instalar um grelhador comunitário e um ponto de água que complementa as infra estruturas já existentes”.

Chainça

“No parque das festas instalámos um parque infantil. Vamos ainda fazer uns desenhos na vedação, que sirvam de elemento decorativo, pois falta cor e animação ao espaço”.

Quando questionado sobre a recetividade dos fregueses às novas infraestruturas, Bruno Tomás registou “ a boa adesão e o civismo que tem existido na utilização dos parques infantis e nos equipamentos fitness”. O presidente salientou o trabalho “de proximidade” e disse querer “dar continuidade a estes projetos noutras urbanizações e espaços rurais”.

Bruno Tomás, presidente da JF, e João Marques, secretário, à conversa com uma moradora da urbanização dos Plátanos

Projetos futuros:

Parque Infantil em Casais de Revelhos

Parque Infantil na Urbanização dos Telheiros

Parque Infantil na Samarra

Parque Infantil no Centro Cívico de Alferrarede Velha

Instalação de um grelhador comunitário na rua da Gonçalinha

 

Joana Margarida Carvalho